O que é nacionalismo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 15 votos

O nacionalismo é uma ideia e um movimento que defende que a nação deve ser congruente com o Estado. Como movimento, o nacionalismo tende a promover os interesses de uma nação em particular, especialmente com o objetivo de ganhar e manter a soberania da nação sobre a sua pátria para criar um Estado-nação.

O nacionalismo defende que cada nação deve governar-se a si própria, livre de interferências externas (autodeterminação), que uma nação é uma base natural e ideal para uma entidade política e que a nação é a única fonte legítima de poder político.

O nacionalismo considera as outras nações e povos inferiores ao do nacionalista. Agora, ser um patriota implica em amar a sua nação.

Esses valores se espalharam pelo continente europeu e chegaram a países que ainda não estavam consolidados enquanto Estados-nação, como a Itália, a Alemanha, a Bulgária, a Noruega e a Albânia. O Nacionalismo desperta então um sentimento comum a todas as pessoas que se identificam com sua nação.

O movimento surgiu sob a influência das monarquias absolutas, como uma necessidade de fortalecer as ideias individuais do país. O nacionalismo foi influenciado pelas ideias do Iluminismo francês, que valorizava a ciência e a racionalidade ao invés da religião e espiritualidade.

O nacionalismo é uma ideologia política, uma corrente de pensamento que valoriza todas as características de uma nação. Uma das formas pelas quais o nacionalismo se expressa é por meio do patriotismo, que envolve a utilização dos símbolos nacionais, da bandeira, de cantar o hino nacional, etc.

Alberto Nepomuceno (Fortaleza, 6 de julho de 1864 — Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1920) foi um compositor, pianista, organista e regente brasileiro. Patrono da cadeira de número 30 da Academia Brasileira de Música, é considerado o "pai" do nacionalismo na música erudita brasileira. O compositor Alberto Nepomuceno.

Características do nacionalismo
Exaltação dos símbolos nacionais, como bandeira e hino (patriotismo); Proteção dos territórios de fronteiras; Aversão a mistura de culturas e povos; Aversão ao estrangeiro e sua cultura.

De acordo com uma pesquisa da YouGov, os países mais patrióticos do mundo são os Estados Unidos, Índia, seguida por Austrália, Emirados Árabes, Arábia Saudita, Tailândia, Filipinas, Indonésia, Reino Unido, Dinamarca, Malásia, Noruega, Finlândia, Hong Kong, Cingapura, Suécia, Vietnã, Alemanha e França.

O nacionalismo é uma ideologia existente na história mundial pelo menos desde o fim do século XVIII, trazendo pontos positivos como a competição econômica sadia entre países. Entretanto também trouxe pontos negativos, como a deflagração de conflitos bélicos.

Entre os pontos negativos do nacionalismo, ele muitas vezes se torna sinônimo de xenofobia, de exclusão, isolamento ou até hostilidade contra minorias; pode levar a um sentimento de superioridade nacional e de arrogância que, muitas vezes, leva a guerras.

O nacionalismo remete- se diretamente a uma ideia de nação, que apesar de muito presente no vocabulário corrente, é dificílima de ser definida cientificamente. Apesar da falta de definição, o sentimento compartilhado é real, fazendo com que atualmente todos os Estados se considerem oficialmente uma nação.