O que é multiculturalismo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Multiculturalismo, ou pluralismo cultural, é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa região, cidade ou país, com no mínimo uma predominante. O Canadá e a Austrália são exemplos de multiculturalismo; porém, alguns países europeus advogam discretamente a adoção de uma política multiculturalista.

O termo multiculturalidade utiliza o prefixo multi, que, no dicionário, indica muito, numeroso. A multiculturalidade implica um conjunto de culturas em contato, mas sem se misturar: trata-se de várias culturas no mesmo patamar.

Você sabe o que é multiculturalismo? Ele é uma parte importante de uma sociedade global que fazemos parte e se refere ao reconhecimento e celebração de diferentes culturas e origens dentro de uma nação, particularmente em termos de cultura étnica.

O multiculturalismo é um princípio que defende a necessidade de se ir além das atitudes de tolerância entre diferentes culturas num mesmo território ou nação,e se tratando do Brasil,isso ganha maior peso,sendo necessário que haja a coexistência harmoniosa e respeitosa entre as diferenças entre culturas.

Trata-se de um texto teórico baseado em uma revisão de literatura que foca os diferentes tipos de multiculturalismo: Multiculturalismo Conservador, Multiculturalismo Liberal ou Humanista, Multiculturalismo Liberal de Esquerda e o Multiculturalismo Crítico ou Intercultural.

No multiculturalismo, existe a convivência em um país, região ou local de diferentes culturas e tradições. Há uma mescla de culturas, de visões de vida e valores. O multiculturalismo é pluralista, como já se pode observar, pois aceita diversos pensamentos sobre um mesmo tema, abolindo o pensamento único.

Maior facilidade para se adaptar a culturas diferentes
Assim, a compressão sobre as crenças, ações e a forma como outros indivíduos foram criados dá ao estudante maior capacidade para reconhecer os limites da liberdade individual e se adaptar a realidades diferentes sem se sentir deslocado.

O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural.

Os pontos positivos do multiculturalismo é entrar em contato com diversas culturas, conhecer sobre diversos povos e poder adotar novos hábitos a partir do que foi conhecido e aplicar para a sua cultura. Por meio disso, é possível agregar novos conhecimentos para a vida.

O fenômeno do multiculturalismo surgiu em final dos anos 1970 como projeto pedagógico, sobretudo para a escola e a universidade, mas também para o emprego público e a vida associativa.

O multiculturalismo “visa interpretar aquilo que entendemos por sociedade multicultural e, ao mesmo tempo, dizer o que devemos fazer, de um ponto de vista político, em relação a ela.” A sociedade multicultural é um conceito descritivo, já o multiculturalismo é um modelo normativo.

A questão do multiculturalismo deve ser levada para discussões dentro de sala de aula para criar um ambiente que aceite melhor as diferenças e assim despertar problematizações como as questões de racismo e preconceito entre os alunos, além de poder avaliar e entender o propósito cultural ou político envolvido, ...