O que é monopólio?

Perguntado por: omoura . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 14 votos

Em economia, monopólio designa uma situação particular de concorrência imperfeita, em que uma única empresa detém o mercado de um determinado produto ou serviço conseguindo, portanto, influenciar o preço do bem comercializado. Monopólios podem surgir devido a regulamentação governamental, o monopólio coercivo.

Monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo. Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços.

Exemplos de Monopólio
Temos como exemplo de monopólio regulamentado o caso da Petrobrás no Brasil. A empresa atua em toda a cadeia de óleo e gás, sendo ao mesmo tempo detentora de poços de petróleo, refinarias e também distribuidoras.

A palavra monopólio é originária das palavras gregas “monos” (um) e “polein” (venda). O monopólio significa o controle exclusivo de um mercado, produto, negócio ou prática econômica que garante vantagens para quem o detém.

Quais os principais tipos de monopólio?

  • Monopólio Natural. Característico de setores que exigem grandes investimentos em infraestrutura como energia elétrica, exploração de petróleo e gás, saneamento, entre outros. ...
  • Oligopólio. Um pequeno grupo domina o mercado. ...
  • Concorrência monopolística.

Existe uma única empresa do lado da oferta; • Existem muitos compradores de pequena dimensão; • Não existem substitutos próximos; •Existe informação perfeita (os consumidores estão perfeitamente informados sobre o preço e as características do produto do monopolista); •Existem barreiras à entrada de natureza estrutural ...

Monopólio significa uma única empresa que retém total ou parcialmente um mercado e que atua em determinado ramo de atividade, dessa forma regula preços, matéria-prima entre outros a partir dos seus interesses, não permitindo a concorrência. A prática do monopólio configura como uma concorrência imperfeita.

Dentre as empresas relacionadas pelo IBEPS, apenas Samsung e Uber são multinacionais estrangeiras, as demais Ambeve, Localiza, BRF, Ifood, Cielo, Gol e Via Varejo dominam o mercado no Brasil e despontam no mercado internacional, quase sem concorrência.

A lei 8137/90 considera como crime contra a ordem econômica o acordo entre empresas com objetivo de fixar artificialmente os preços ou quantidades dos produtos e serviços, de controlar um mercado, limitando a concorrência. Prevê, para a prática, pena de dois a cinco anos de reclusão e multa.

Num monopólio em sentido estrito só existe um vendedor no mercado que monopoliza o mercado e fixa os preços. Por seu lado, os oligopólios são constituídos por um pequeno número de empresas que dominam o mercado. Estes grupos podem chegar a pactuar aumentos de preços, o que é contrário aos interesses dos consumidores.