O que é mobilidade urbana?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Mobilidade urbana é definida como a facilidade de deslocamento das pessoas e bens na cidade, com o objetivo de desenvolver atividades econômicas e sociais no perímetro urbano de cidades, aglomerações urbanas e regiões metropolitanas.

Mobilidade Urbana é definida como a condição que permite o deslocamento das pessoas em uma cidade, com o objetivo de desenvolver relações sociais e econômicas. Ônibus, metrô, outros transportes coletivos e carros fazem parte das soluções de mobilidade. No dicionário, mobilidade significa “facilidade para se mover”.

A mobilidade urbana sustentável surge como uma solução à mobilidade urbana comum. Sua proposta é solucionar a má utilização do espaço público e o alto consumo de energia e recursos naturais.

visa proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura ou limitação de mobilidade ou percepção, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, edificações, mobiliário, equipamentos urbanos e elementos”.

A mobilidade ascendente ocorre quando uma pessoa desloca-se para uma posição superior na pirâmide socioeconômica. Já a mobilidade descendente ocorre quando alguém perde posições e desloca-se para uma posição social inferior.

baixa qualidade do transporte público e tarifas elevadas; baixa qualidade do asfalto urbano, das calçadas e das vias de circulação de modo geral; falta de acessibilidade dos lugares; ausência ou ineficácia de corredores de ônibus e ciclofaixas.

Mobilidade é a capacidade e a facilidade de se locomover. Se refere a tudo que é móvel. Quando colocamos o termo num contexto social, facilmente confundimos ou generalizamos como transporte, seja de bens ou de pessoas.

O município é o principal orientador de políticas de mobilidade urbana, sendo responsável pela manutenção da infraestrutura e do preenchimento de lacunas existentes para atender o crescimento da população.

As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social. O acesso à moradia com as devidas condições de infraestrutura (saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc.)

Qualidade de vida
Somado a isso, adquirem mais saúde e bem-estar, pois ao caminhar todos os dias, elas poderão fazer atividade física e de forma gratuita. Com isso, os bairros conseguem atender todas as necessidades dos moradores que não precisam mais fazer o deslocamento até o centro da cidade.

Caracteriza-se, portanto, por disponibilizar infraestruturas e serviços de transportes cujas condições de acesso incentivem escolhas e o uso de modalidades sustentáveis, como as ativas e as de transporte público, que se mostrem mais seguras, inclusivas, socialmente amigáveis, com baixo impacto ambiental e menores ...

Os grandes desafios da mobilidade urbana brasileira passam pelo trânsito das grandes e médias cidades. Com o aumento da renda média dos brasileiros, aumento dos veículos nas ruas e preferência por transportes individuais, o ir e vir nas cidades está cada vez mais caótico.