O que é mapa mental na pedagogia?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

O mapa mental sugere a substituição dos resumos tradicionais – da esquerda para a direita, de cima para baixo – por um mapa com um tópico central e galhos com palavras chaves, símbolos, ícones, cores e desenhos. Tudo que facilite a capacidade de assimilação é bem-vindo.

Criada pelo escritor inglês Tony Buzan, a técnica consiste em uma espécie de resumo do conteúdo, por meio das informações principais em palavras-chaves, desenhos ou pequenos ícones, que devem funcionar como uma âncora, que puxa o restante do conteúdo na memória.

Os mapas mentais são diagramas que relacionam diferentes informações a uma fonte central. Como neurônios conectados no cérebro, os dados se relacionam entre si e fornecem um mapa claro, simples e eficiente para a fixação do conteúdo.

Basta usar uma folha de papel na horizontal e canetinhas ou lápis coloridos, por exemplo. Lembre-se de instruir os alunos sobre a necessidade de colocar no centro da folha o tema que será mapeado e pedir que todos puxem as informações a partir desse ponto central.

Um mapa mental é um diagrama utilizado para organizar informações de maneira visual. O mapa mental pode ser utilizado para estudos, para organização de tarefas ou estruturação de um planejamento. No centro de um mapa mental coloca-se o objetivo ou a ideia central, de onde partem outras informações a ela relacionadas.

Os mapas mentais podem ser utilizados em diversas situações no processo de ensino-aprendizagem, e um deles é na sintetização de materiais. Com eles é possível delimitar quais são os aspectos principais de uma obra, desenvolvendo uma lógica de pensamento a partir deles.

Diferentemente de um resumo escrito, o mapa mental busca resumir de forma visual o tema e facilitar o entendimento do conteúdo em poucos minutos. Os mapas podem ser simples ou elaborados, desenhados à mão ou feitos no computador.

Como um diagrama, o mapa mental parte do centro de uma página em branco, onde está o tema central. E dele surgem representações de ideias, seja através de imagens, símbolos ou palavras. Todas essas ramificações são relacionadas ao assunto principal, localizado no meio do documento.

A página VESTMapaMental disponibiliza uma série de mapas mentais gratuitamente. É possível fazer o download de materiais para estudar química, física, biologia, filosofia, sociologia, geografia, história e redação (clique aqui para baixar). Uma ótima dica para seus estudos, não é mesmo?

Esse método foi criado ainda na década de 1970 por uma pessoa chamada Tony Buzan. Sendo psicólogo e escritor, ele percebeu que o cérebro absorve melhor as informações quando elas são apresentadas de modo dinâmico e, assim, surgiram os mapas mentais.

Os mapas servem para localizar no espaço, para orientar, para representar geograficamente determinado espaço.” “Os mapas servem para alguém se situar e definir/identificar o caminho a percorrer para chegar a um determinado destino.

O que é uma metodologia ativa? As metodologias ativas de aprendizagem são estratégias de ensino desenvolvidas para ajudar os alunos a aprenderem de forma altamente participativa e autônoma, tornando-se protagonistas do próprio processo de aprendizagem.

Um plano de aula é um documento em formato digital ou analógico elaborado pelo professor que especifica:

  1. o tema da aula;
  2. o conteúdo a ser ensinado;
  3. seu objetivo;
  4. metodologia de aprendizagem utilizada;
  5. método de avaliação.

O que não pode faltar em um mapa mental? É preciso trabalhar bem as cores, imagens, formatos e outros elementos do mapa. No entanto, evite em um primeiro momento exagerar nos detalhes gráficos, como vemos em alguns exemplos de mapa mental disponibilizados na internet.

2. Como fazer um mapa mental simples

  1. Defina o tema principal. O título do mapa mental deve ser escrito em letras grandes no meio do papel. ...
  2. Elenque os subtópicos principais. ...
  3. Escreva os tópicos relacionados à cada subtópico. ...
  4. Faça um desenho simples em cada palavra-chave principal. ...
  5. Sequencie a ordem dos agrupamentos.