O que é mandado de injunção?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 13 votos

O mandado de injunção, previsto no artigo 5º, inciso LXXI da Constituição do Brasil de 1988, é um dos remédios-garantias constitucionais, sendo, segundo o Supremo Tribunal Federal, uma ação ...

O mandado de injunção é uma ferramenta para fazer valer os direitos assegurados pela Constituição e que precisam de uma lei ou norma específica para serem implementados ou exercidos. Considerado um remédio constitucional, o mandado de injunção está previsto no inciso LXXI do artigo 5º da Constituição Federal de 1988.

“Art. 5º, LXXI – conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania”.

A principal característica do mandado de injunção é esta: combater a letra morta da lei a fim de que a Carta Magna de 1988 se cumpra de maneira direta e concreta na sociedade brasileira. A letra morta, fazendo uma analogia, seria o pleno combate à não aplicabilidade de um direito.

Desta forma, fica evidente as diferenças presentes entre os dois dispositivos constitucionais, O Mandado de Segurança para reparar erro de autoridade coatora e o Mandado de Injunção para reparar direitos e liberdades constitucionais infringidos, sendo individuais ou coletivas.

Como visto, o mandado de injunção pode ser realizado por dois vieses: pela ausência de uma norma reguladora ou por uma norma reguladora que é incompleta. Assim, ele apresenta dois tipos: o mandado de injunção individual e o mandado de injunção coletivo.

Quando não cabe mandado de injunção? Apesar da previsão do mandado de injunção, há situações, segundo a jurisprudência, em que não será cabível este remédio constitucional. Assim, não cabe mandado de injunção : Caso já haja norma regulamentadora do direito constitucional, mesmo que esta seja defeituosa.

Ao Superior Tribunal de Justiça compete processar e julgar, originariamente, o Mandado de Injunção, quando a elaboração da norma regulamentadora for atribuição de ór- gão, entidade ou autoridade federal, da administração direta ou indireta (art. lOS, I, h, da CF).

103, § 2º. 2) Consequentemente, o mandado de injunção destina-se a tornar imediatamente viável o exercício de direitos fundamentais, ao passo que a ação direta de inconstitucionalidade por omissão presta-se a tornar efetiva uma norma constitucional, independentemente de o enunciado definir um direito ou não.

No que concerne à legitimidade para a impetração do mandado de injunção, podem ocupar o polo passivo da ação: (i) o próprio titular do direito constitucional lesado pela conduta omissiva do Estado, seja ele pessoa natural ou jurídica, (ii) os sindicatos e as associações constituídas regularmente há mais de um ano, na ...

Recurso Ordinário Constitucional (art.

Ou seja, no mandado de injunção individual, em regra, a decisão terá eficácia subjetiva limitada às partes e no MI coletivo, os efeitos limitam-se às pessoas integrantes da coletividade, do grupo, da classe ou da categoria substituídos pelo impetrante.

O Mandado de Injunção é uma garantia constitucional criada para suprir a ausência de norma regulamentadora lei, ato administrativo ou ato jurisdicional - que inviabilize a aplicação da Constituição princi- palmente no que respeita aos direitos e garantias individuais e sociais.

Em Mandado de Injunção, não cabe pedido de liminar
De acordo com o relator, a jurisprudência da Corte vai neste sentido em razão da “natureza da decisão injuncional e dos efeitos jurídicos que dela podem emanar”.

Não é cabível a concessão de liminar em mandado de injunção, tendo em vista que a Lei nº 13.300 /2016 não previu esta possibilidade, bem como já reiteradamente manifestado pelo Supremo Tribunal Federal neste sentido.