O que é mais grave artrite ou artrose?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Para o ortopedista, a artrite reumatoide é mais grave e menos comum: “Trata-se de uma doença mais agressiva, com processo inflamatório de alto grau e com complicações mais graves, que são as deformidades articulares de evolução bem rápida.” Os pacientes com o problema costumam ficar bastante debilitados.

Artrite ou artrose? Falar que uma doença é “pior”, sempre será delicado. Porém, sob o ponto de vista de tratamento e de profundidade da patologia, a artrose acaba tendo um tratamento muito mais demorado e complexo.

Por sua vez, a artrose é, muitas vezes, a evolução de uma artrite, pois a degeneração ocorre de forma crônica. Contudo, essa é uma das causas conhecidas na literatura médica, que ainda versa a respeito da hereditariedade e das doenças pré-existentes ou tratadas inadequadamente.

Quando ocorre a completa destruição da cartilagem devido o processo degenerativo, é classificada como artrose grave, e o desgaste ósseo está presente.

A resposta é sim! Vamos aos conceitos: o termo ARTRITE se refere ao processo inflamatório da articulação e pode ocorrer em inúmeras condições reumáticas, sendo a Artrite Reumatoide a mais conhecida delas, doença crônica autoimune que atinge diversas articulações ao mesmo tempo.

Há quem tenha a artrite psoriásica na forma mais grave, quando várias articulações são comprometidas, enquanto outras podem ter sintomas leves em uma ou duas articulações. A artrite psoriásica pode atingir as articulações de apenas um lado ou ambos os lados do corpo.

Para conseguir o auxílio e se aposentar por artrite ou artrose, é preciso que uma das duas condições tenha se iniciado dentro do período da qualidade do segurado. Isso significa que se a condição é anterior ao trabalho desempenhado no momento, o segurado não terá direito ao auxílio temporário.

A artrose (sinônimos: osteoartrose ou osteoartrite) é a forma mais comum de artrite. Caracteriza-se pela degeneração (ou “desgaste”) da cartilagem entre os ossos e isto pode fazer com que o atrito entre os ossos cause dor. Isto também pode fazer com que a articulação saia de sua posição normal.

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).