O que é mais forte amor ou paixão?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 17 votos

Qual a diferença entre amor e paixão? O amor é um sentimento mais profundo, duradouro e estável baseado numa relação de reciprocidade e cuidado com a pessoa amada. Já a paixão é mais intensa e rápida, está diretamente ligada aos impulsos sexuais e o prazer.

“Quando conhecemos alguém e nos interessamos em iniciar um relacionamento amoroso, o sentimento que toma conta é a paixão”, diz. Apesar de ser uma frase muito comum, Rejane lembra que não existe amor à primeira vista: “o que move a primeira atração e o interesse é a paixão, pois não conhecemos a pessoa.

48 meses

Estudos científicos revelaram que a paixão dura de 12 a 48 meses. “Existe uma situação que chamamos de apaixonamento, que é se apaixonar pelo que eu projeto no outro”. Depois disso toda a ilusão que foi criada começa a ser desfeita e a pessoa começa a enxergar realmente quem é o parceiro.

O êxtase efêmero da paixão se transforma na profunda conexão emocional que o amor proporciona. Essa transição é marcada por diversas fases, entre elas a descoberta do outro, a aceitação de suas virtudes e defeitos, e a construção de um vínculo duradouro.

Falta de confiança, problemas hormonais e até psicológicos podem, sim, derrubar a libido das pessoas ou fazer com que elas não se sintam bem com interações físicas, mas, de acordo com a psicóloga, a diminuição abrupta ou ausência desse desejo de se envolver fisicamente também pode ser um sinal de que a paixão e o amor ...

A admiração é um sentimento muito próximo do amor, mas não é o amor em si. Na admiração, existe um forte componente racional e mental. Determinada pessoa é apreciada porque conta com uma certa virtude ou um certo talento que são muito reconfortantes para o outro.

Coração acelerado, desejos sexuais, grande atração e euforia, tudo isso é desencadeado quando nos apaixonamos pela primeira vez por alguém , o motivo são os hormônios liberados em nosso corpo, dentre eles: adrenalina, oxitocina e dopamina.

Segundo estudo publicado no site científico da Associação Americana de Psicologia as pessoas tendem a sentirem mais atração por pessoas semelhantes a ela. Gostos musicais, idade, valores e experiências de vida, tudo isso em comum pode despertar alguma chama no crush.

Coração. Como o aumento na adrenalina cortisol, o coração bate mais forte e pode chegar até 150 batimentos por minuto.

A serotonina é o hormônio que nos torna obcecados. Essas substâncias produzidas em nosso corpo são muito parecidas com drogas do tipo anfetaminas. Isso significa que nossa capacidade realizar uma crítica realista da pessoa amada, é prejudicada devido a toda essa química cerebral.

A média é de dois anos. Outros elementos, não só os químicos, influenciam, claro, como o lado psicológico, as personalidades, o histórico de relacionamentos, o grau de expectativa que cada um cria, o tipo de educação, o relacionamento que teve com os pais, a cultura, que é muito importante."

Fases de um relacionamento afetivo duradouro

  • Fase 1 - Paixão. Nessa fase ocorre o encontro de duas pessoas que idealizam a outra e sentem uma forte atração física, intelectual e afetiva. ...
  • Fase 2 - União. ...
  • Fase 3 - Desilusão. ...
  • Fase 4 - Amor. ...
  • Fase 5 - Deixar sua marca. ...
  • Casais em relacionamentos afetivos de longa duração.