O que é mais caro cheque especial ou cartão de crédito?

Perguntado por: ocavalcante . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 14 votos

As informações são do próprio Banco Central. Isso tudo mostra que os juros do cartão de crédito, seja no parcelamento ou no rotativo, são mais altos do que os do cheque especial. Mesmo assim, os dois cobram valores altos de taxas para quem não consegue quitar tudo em dia.

A taxa atual equivale a um juro médio de 142,47% ao ano para o crédito para pessoa física. Já no cheque especial, o juro médio praticado pelos grandes bancos também seguiu em linha com janeiro, em 7,96% ao mês, o equivalente a 150,56% no ano.

Diferença entre crédito pessoal e cheque especial
Para consegui-lo o cliente passa por uma análise de crédito e só depois de aprovado o recebe. Por este motivo, seus juros são mais baixos que no cheque especial, crédito que o cliente recebe sem passar pela análise.

Altos juros cobrados: Enquanto o consumidor não depositar os valores utilizados na sua conta corrente e cobrir o saldo devedor do cheque especial, os juros ficarão correndo, aumentando o valor da dívida de forma perigosa.

O cheque especial pode ser um poderoso aliado de pessoas físicas e pequenos empresários em momentos de imprevistos. Ao contrário do que muitos acreditam (e assim como ocorre com todos os produtos do mercado financeiro), o risco não está no cheque especial em si, mas sim em seu gasto desordenado, sem planejamento.

Na média, os juros do cartão de crédito são de 182% ao ano quando o pagamento da fatura é parcelado. No crédito rotativo, o percentual pode chegar a 411% ao ano. No cheque especial, os juros são de 132% ao ano, em média. As informações são do próprio Banco Central.

Se caso você já tentou e, sem sucesso, trocar a sua dívida pode ser o melhor caminho. Como falamos, em caso de uma dívida com o cartão ou cheque especial, o empréstimo se mostra melhor. Há ressalvas. Quando um cliente está negativado, os juros cobrados pelo risco, podem não compensar a troca.

Se compararmos as taxas de juros o empréstimo sai mais em conta, pois pelas taxas de juros, o do cartão pode chegar a mais de 10% ao mês, enquanto o do empréstimo, variam de 4% a 6% a.m.

Os juros do cartão de crédito são os mais caros do mercado financeiro. Em geral, ele é utilizado pelos usuários que não conseguem pagar a fatura por completo e optam por fazer o pagamento mínimo, o que gera juros sobre juros. A taxa de 455,1% ao ano representa juros de 15,18% ao mês.

Como os juros são calculados
Um exemplo: se o seu banco cobra 7% ao mês no cheque especial, será aplicada uma taxa diária de 0,23% sobre o valor que você utilizou (saldo devedor). Ou seja, o valor aumenta um pouquinho a cada dia. E, no dia seguinte, os 0,23% serão cobrados sobre o novo valor da dívida.

Perigos do cheque especial
De acordo com dados do Banco Central para março, o juros do rotativo do cheque especial chegou a 129,1% ao ano. Ou seja, caso a dívida não seja paga em um ano, ela mais do que dobrará, além de precisar arcar com uma multa do banco.

Como evitar cair no cheque especial em 5 dicas. O cheque especial pode ser uma solução temporária para momentos de emergência ou imprevistos financeiros, mas o uso excessivo dessa modalidade de crédito pode levar à acumulação de dívidas e riscos de inadimplência.