O que é logradouro e complemento em um cadastro?

Perguntado por: tevangelista3 . Última atualização: 16 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Resposta verificada por especialistas. Quando se faz um cadastro é comum que se peça o logradouro. O logradouro é nada mais que o endereço completo de onde a pessoa que vai fazer o cadastro reside, com a rua, número da casa/edifício, complemento (número do apartamento e bloco, se houver), CEP, bairro, cidade e estado.

No preenchimento de dados em determinados cadastros e documentos, o campo "logradouro" deve ser preenchido apenas com o tipo e o nome, por exemplo: Avenida Paulista. Caso não hajam outros campos especificados para o número e outros complementos, então deve ser informado o endereço completo.

O complemento pode ser o número do seu apartamento (ex.: apt. 42) ou a letra que indica a sua casa dentro de uma vila (ex.: Casa A). Importante lembrar que preencher o campo complemento não é obrigatório, já que há muitos endereços sem complemento.

Em termos gerais ela significa o nome da rua, avenida, praça etc. Exemplo: Duque de Caxias. Também pode ser encontrado pela abreviação: Logr. O campo Logradouro deve ser preenchido com o nome da rua.

O que é logradouro e complemento
Logradouro é uma palavra utilizada para se referir a qualquer tipo de via ou local público destinado à circulação ou estacionamento de pessoas ou veículos, como ruas, avenidas, praças, etc. Em outras palavras, é o nome dado a um endereço.

O mesmo que: ruas, jardins, parques, passeios, praças.

Para identificar o complemento nominal na oração, você precisa localizar o nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Em seguida, é necessário conhecer a sua possível regência, isto é, saber qual preposição esse nome exige para se unir a um complemento.

O complemento nominal completa o sentido de um nome, podendo esse ser um substantivo abstrato, um adjetivo ou um advérbio. Por sua vez, o complemento verbal completa o sentido de um verbo. O complemento verbal pode ser um objeto direto ou indireto, a depender da necessidade ou não de preposição regendo o verbo.

Para se distinguir um complemento do outro devem fazer-se as seguintes perguntas ao verbo:

  1. O quê? Quem? (para se determinar o complemento direto)
  2. A quem? (para se determinar o complemento indireto)

O NOME DA RUA, O NÚMERO DA CASA, O NOME DO BAIRRO, DA CIDADE, DO ESTADO E DO PAÍS, ALÉM DO CEP, COMPÕEM O ENDEREÇO.