O que é kefir?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 10 votos

Kefir, kéfir, quefir ou kephir é uma bebida fermentada, originária das montanhas do Cáucaso, cujo substrato mais comum é o leite. É produzida com a submersão temporária dos chamados “grãos de kefir" num substrato, como o leite, água açucarada, leite de coco, sucos etc.

O kefir pode garantir vários benefícios, entre eles, melhora da imunidade, inibição do crescimento de tumores, regula níveis de colesterol, os microrganismos presentes no kefir são capazes de inibir o crescimento de bactérias “ruins” no intestino evitando um desequilíbrio na microbiota intestinal e pode auxiliar na ...

O Kefir é um conjunto de microrganismos vivos, bactérias e leveduras que formam simbiose e vivem em prefeita harmonia, produzindo substâncias que são conhecidas como probióticos, que são microrganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefício à saúde do hospedeiro.

Modo de preparo:

  1. Coloque três colheres de sopa de grãos de kefir em uma tigela de vidro e adicione um litro de leite;
  2. Cubra com um pano e deixe repousar em temperatura ambiente por 24 horas até fermentar;
  3. Passado esse tempo, misture o kefir. ...
  4. Coe. ...
  5. Coloque os grãos em um recipiente de vidro para reutilizá-los.

A diferença é que o kefir tem mais variedades de bactérias e levedura. Para fazer o kefir, o leite é fermentado com um mix de dez a 20 tipos diferentes de bactérias e levedura. Os iogurtes usam três ou quatro tipos de bactérias.

Pessoas com distúrbios do trato digestivo como síndrome do intestino irritável e disbiose podem apresentar inchaço inicial ou um desconforto abdominal ao consumir o kefir.

Além dos diversos componentes nutricionais do leite, o kefir também é uma excelente fonte de vitaminas B e ácido fólico. Ele também contém pouca lactose, ou seja, até mesmo os que têm intolerância podem beber sem risco. A quantidade indicada é de no máximo duas porções diárias, porque o kefir de leite é gorduroso.

Normalmente, o kefir não é vendido, mas doado. Se ninguém ao seu redor tiver, você pode buscar grupos e blogs na internet e combinar de pegar o seu. A cultura é mesmo passar adiante as novas colônias!

Origem e sabor do kefir
As bactérias do ácido láctico transformam a lactose no leite em ácido láctico, assim o kefir possui gosto azedo como o iogurte, porém, com uma consistência mais fina.

Existem grandes redes de pessoas que fazem a doação de colônias de Kefir, para que possam ser produzidas bebidas, queijos, coalhadas e outros alimentos com esse ingrediente.

Para cultivar o kefir de leite você vai precisar de:
1 colher de sopa de grãos. 250ml de leite de boa qualidade (de preferência o leite de saquinho)

Deixe-os fermentando de 24h até 48h. Quanto mais tempo de fermentação, menos lactose residual, mas mais ácido o líquido fica; Coe o líquido fermentado e mantenha-o na geladeira para ser consumido; Repita o processo de cultivo, adicionando leite aos grãos de kefir.

Então sim, os grãos de kefir podem ser comidos sem que haja efeitos colaterais negativos.