O que é Islamismo?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 5 votos

Islão ou islã, também chamado de islamismo, é uma religião abraâmica monoteísta centrada no Alcorão e nos ensinamentos de Maomé. Os adeptos do Islã, chamados de muçulmanos, totalizam aproximadamente 1,9 bilhão* de pessoas em todo o mundo e são a segunda maior população religiosa do mundo depois dos cristãos.

Islã é a vernaculização da palavra árabe Islam, que significa resignação, submissão (a Deus). Aqueles que obedecem a Alá, considerando-o o único e verdadeiro Deus, aceitando a fé do Islamismo, são chamados de muçulmanos (de muslim, “aquele que se submete”, em árabe).

Oração, jejum e a crença em um único deus formam a base do Islã, uma das religiões que mais crescem no mundo em número de fiéis. Os ensinamentos estão contidos no Alcorão, o livro sagrado que reúne as revelações divinas ao profeta Muhammad (Maomé), ainda no século VII.

O islamismo deriva da palavra de origem árabe islam, cuja tradução literal é submissão (à vontade de Deus, ou Alá), e se sustenta sobre o que são chamados de cinco pilares da religião: a profissão de fé, a prece legal, o jejum no ramadã, a peregrinação à Meca e o pagamento da esmola legal.

O islamismo deixou como legado para nossa civilização importantes avanços e descobertas em diversas áreas e algumas delas são a numeração, o invento do papel, a Matemática, a Física e Química, a Medicina, Astronomia e Alquimia.

A Sharia serve como diretriz para a vida que todos os muçulmanos deveriam seguir. Elas incluem orações diárias, jejum e doações para os pobres. O código tem disposições sobre todos os aspectos da vida cotidiana, incluindo direito de família, negócios e finanças.

A diferença entre árabes e muçulmanos é que um termo é de referência étnica, e o outro é de cunho religioso. Ouça o texto abaixo em aúdio!

Os muçulmanos não podem consumir porco, alimentos com álcool etílico, carnes ou vegetais intoxicados. Eles só devem comer frango ou carne bonita caso o abate tenha sido halal, ou seja, o animal degolado vivo, com o corpo voltado para a cidade sagrada de Meca e pelas mãos de um muçulmano.

Geralmente, são mantidas em uma casa segura, onde recebem educação religiosa e aguardam por um marido. Os jihadistas, no entanto, morrem cedo: ou seja, as mulheres ficam viúvas rapidamente e devem cumprir quatro meses e dez dias de luto.

Para aqueles, ser um "bom" muçulmano implica realizar, sempre que possível, as cinco orações diárias e, dessa forma, "dar-se a Deus" todos os dias e não apenas ocasionalmente.

Os Muçulmanos podem rezar em qualquer lugar; no entanto, eles devem rezar em direção a Meca. O fiel ora curvando-se várias vezes enquanto se mantém em pé e depois se ajoelhando e tocando o chão ou o tapete de oração com sua testa, como um símbolo da sua reverência e submissão a Alá.

As orações são precedidas de uma intenção onde o muçulmano intenciona rezar por este ou aquele motivo e ele pronuncia isso em voz baixa. Depois vem a ablução ou wudu, que consiste em lavar e purificar partes do corpo e se preparar para a oração.

Salat (Horário de Horação)
O salat são as orações obrigatórias que os muçulmanos realizam todos os dias. A prece deve ser feita em direção à Caaba, a Casa Sagrada construída por Abraão, localizada na cidade de Meca, na Arábia Saudita. Deve ser feita durante a alvorada, pelo menos 15 minutos antes do sol nascer.

texto sagrado do Islã. O nome, em árabe, significa 'lido' ou 'recitado'. Esta palavra pode ser uma forma arabizada de origem síria e se aplica ao livro que contém, para os muçulmanos, uma série de revelações de Alá (Deus) a Maomé.