O que é imigração?

Perguntado por: ecaetano . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 17 votos

A imigração é o movimento internacional de pessoas para um país de destino do qual não são nativos ou onde não possuem cidadania para se estabelecerem como residentes permanentes ou cidadãos naturalizados.

O que é imigração? Imigração é usando quando uma pessoa entra em um país estrangeiro para viver, deixando seu país de origem. Por exemplo: Meus avós imigraram para o Chile na década de 1950.

Imigração é o processo de chegada de pessoas a países que não sejam os de origem. Em alguns casos, o movimento de pessoas que ocorre dentro das fronteiras de um mesmo país, como de um estado a outro, é chamado também de imigração.

A imigração é o processo de entrada de um indivíduo em um determinado território. Ela se dá por motivações econômicas, políticas, culturais e naturais. No geral, os imigrantes buscam por meio desse processo uma melhor condição de vida. Os deslocamentos populacionais fazem parte da história da humanidade.

“Emigrar” é o ato de sair de um país para viver em outro. “Imigrar” significa entrar e morar em um país estrangeiro. Já “migrar” é o deslocamento de uma região para outra. Os verbos “emigrar”, “imigrar” e “migrar” indicam um deslocamento de um lugar a outro.

Migração externa ou internacional: deslocamentos entre países, chamada também de imigração. Migração interna: aquela que acontece dentro das fronteiras de um mesmo país. Migração inter-regional: fluxo que se dá entre diferentes regiões dentro de um mesmo país.

Resumo sobre a imigração no Brasil
As causas para esse fenômeno são diversas: ocupação e colonização; questões econômicas, que incluem a imigração subvencionada; conflitos internacionais; guerras; e fuga de crises econômicas, sanitárias e humanitárias ou de perseguições (religiosas, políticas e étnicas).

As migrações ou movimentos migratórios podem acontecer por variadas razões, envolvendo desde causas naturais, como fenômenos atmosféricos (chuvas intensas, furacões), até causas sociais, como guerras, crises econômicas, entre outras.

De 1808-1940 imigrantes vieram para o Brasil vindo de mais de 50 países em todo o mundo, a maioria eram de Portugal, Itália, Alemanha, Suíça, Áustria, Japão, Rússia, França, Espanha, Turquia, as Ilhas Britânicas, e outros países sul-americanos.

b) condições de vida precárias: muitos dos estrangeiros no Brasil sofrem com as precárias condições de vida que aqui encontram, sobretudo no momento em que chegam, quando ainda não dispõem de emprego, moradia, comida e dinheiro, além de sequer conhecerem o idioma português.

Emigração significa deixar o local de origem (a pátria) com intenção de se estabelecer em um país estranho. Um indivíduo que se encontra nesta situação é denominado na sua pátria por emigrante. Imigração é o fenômeno protagonizado pelo mesmo indivíduo, mas visto pela perspectiva do país que o acolhe.

Um migrante é uma pessoa que se desloca de um lugar para outro, geralmente dentro de um país ou entre países, em busca de melhores condições de vida, oportunidades de trabalho, educação ou para escapar de situações adversas, como conflitos ou desastres naturais.

Os principais destinos da migração internacional são os países industrializados, entre eles estão: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e as nações da União Europeia. Os Estados Unidos possuem o maior número de imigrantes internacionais – dos 195 milhões, 39 milhões residem naquele país.

cristãos-novos e ciganos. Entre os primeiros portugueses a chegarem no Brasil, estavam os imigrantes mais abastados que aqui se fixaram principalmente em Pernambuco e na Bahia. Vieram para explorar a produção de açúcar, a atividade mais rentável da colônia nos séculos XVI e XVII.

Dizemos 'refugiados' quando nos referimos a pessoas que fugiram da guerra ou perseguição e cruzaram uma fronteira internacional. E dizemos 'migrantes' quando nos referimos a pessoas que se deslocaram por razões que não se encaixam na definição legal de refugiado.

O que acontece se você for barrado na imigração
A autoridade de imigração é soberana, ou seja, a decisão de quem entra ou não no país é dela. No entanto, você pode entrar em contato com o Ministério das Relações Exteriores, que mantém um Núcleo de Assistência aos Brasileiros.