O que é globalização?

Perguntado por: emata . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 4 votos

A globalização é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte ...

Globalização é um processo de integração política, econômica e cultural mundial, marcado pelos avanços nos meios de transporte e comunicação.

O que é Globalização? (Resumo)
No processo de globalização as mercadorias e as pessoas são aproximadas. A maneira como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si torna-se mais forte e próxima. Hoje em dia é fácil encontrar um brasileiro tanto nos EUA quanto no Japão, por exemplo.

A globalização permite uma conexão maior entre diferentes pontos do planeta, permitindo o compartilhamento das mesmas ideias e características. Diante disso, nasce a ideia de Aldeia Global, ou seja, um mundo globalizado onde tudo está interligado.

A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.

A maior característica da Globalização é o surgimento das empresas transnacionais. São empresas que possuem matriz em um país desenvolvido e atuam com filiais em países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos. Dessa forma, as empresas transnacionais expandem seu mercado consumidor.

A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.

Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.

A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países, onde as constantes inovações tecnológicas nas áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distâncias e transcender as fronteiras nacionais.

Suas vantagens estão ligadas aos processos que permitem a própria evolução do sistema capitalista. Como desvantagens, há a expansão dos problemas ambientais e o aumento das desigualdades socioeconômicas.

A globalização desencadeou profundas transformações no mundo do trabalho e na vida econômica. Novos padrões de comércio internacional e a mudança para uma economia de informação tiveram um significativo impacto sobre os antigos padrões de emprego.

A segunda fase da globalização começou a partir da Segunda Revolução Industrial e perdurou até o início da Terceira Revolução Industrial. A terceira fase da globalização teve como marco inicial a Terceira Revolução Mundial e findou com o atual período do capitalismo informacional global.