O que é formada a membrana plasmática?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Membrana plasmática, também chamada de plasmalema, é formada por uma dupla camada de lipídios, na qual várias proteínas estão inseridas. Essa membrana, que circunda todas as células, garante a separação entre o meio interno e o meio externo.

A membrana plasmática permite e controla da entrada e saída de outras substâncias, além da água, da célula. Algumas células têm que trocar substâncias de modo rápido. Tanto para liberar hormônios e transmissores para outras células. Mas também bombas de íons que são proteínas transmembrana.

A membrana possui uma característica em sua estrutura de grande importância para a manutenção da vida dos seres vivos: a permeabilidade seletiva. Ela é responsável por fazer o transporte e selecionar as substâncias que entram e saem das células, além de garantir a eliminação de componentes do metabolismo celular.

Resposta: c) Citosol. Antígenos e enzimas são proteínas que ocupam a membrana plasmática. Já os fosfolipídios e o colesterol são lipídios que fazem parte da sua composição. Portanto, o único componente das alternativas que não faz parte da membrana plasmática é o citosol.

Resposta. Resposta: Membrana plasmática, também chamada de plasmalema, é formada por uma dupla camada de lipídios,na qual várias proteínas são ingeridas. Essa membrana,que circunda todas as células,garante a separação entre o meio interno e o meio externo.

Função exercida pela membrana plasmática
A permeabilidade seletiva garante que as substâncias como a água e o gás oxigênio que entram na célula realizem a manutenção diária e o funcionamento celular, além de impedir que o gás carbônico e as excreções saiam.

Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo. Como a célula procarionte não possui núcleo definido, podemos dizer que o citoplasma é sua região interna.

Função da membrana plasmática
Proteção a estrutura celular; Delimitar o conteúdo intracelular e extracelular, para garantir a que integridade da célula seja preservada; Transporte de substâncias necessárias ao metabolismo celular; Reconhecimento de substâncias estranhas com os receptores específicos da membrana.

As células procarióticas e eucarióticas têm uma membrana plasmática, uma dupla camada de lipídios que separa o interior da célula do ambiente exterior.

E a célula, neste ponto, precisa desses íons sódio para realizar um processo realmente importante. Então, o que as proteínas do canal fazem é permitir que esses íons que estão no meio extracelular entrem nas células. Normalmente, esses íons de sódio não seriam capazes de passar pela membrana celular sozinhos.

A membrana plasmática é uma estrutura constituída basicamente de uma bicamada de fosfolipídios com proteínas inseridas nessa camada. O modelo que a descreve atualmente é o chamado modelo do mosaico fluído.

Com relação à estrutura da membrana plasmática, é correto afirmar que a) o modelo mais aceito, atualmente, é o “Mosaico Fluido”, onde as proteínas formam uma bicamada e a porção glicídica forma o glicocálix.

O retículo endoplasmático está relacionado com diversas funções na célula. Dentre elas, podemos citar a produção de lipídios e proteínas que ocorre na membrana dessas organelas.