O que é folclore para o 5º ano?

Perguntado por: ymaia . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

O Folclore é um conjunto de tradições e manifestações populares formado por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que “folklore” significa sabedoria popular. O folclore é um modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive.

Folclore é o conjunto de manifestações da cultura popular que são típicas de um determinado povo, podendo realizar-se nas danças, contos e ritmos, por exemplo. Folclore é o que conhecemos como manifestações da cultura popular que acontecem e que formam a identidade social de um povo.

Podemos definir folclore como um conjunto de mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração e integram a cultura popular. As manifestações folclóricas ajudam a ler a história e caracterizam a cultura de um povo.

Inicialmente, o folclore abarcava apenas os costumes, contos populares, tradições, personagens e crenças relacionadas às culturas indígenas. Porém, com o tempo passou-se a englobar as tradições trazidas pelos colonizadores portugueses, os africanos e os demais povos europeus, como italianos, alemães e poloneses.

Folclore é o conjunto de conhecimentos, costumes, crenças, contos, mitos, lendas, músicas, danças e festas populares de uma cultura e de uma região.

Conheça as lendas do folclore brasileiro:

  • Saci Pererê Saci Pererê – Ilustração: Dentro da História. ...
  • Curupira. Curupira – Ilustração: Dentro da História. ...
  • Sereia Iara. Iara – Ilustração – Dentro da História. ...
  • Mula sem Cabeça. Mula sem cabeça – Ilustração: Dentro da História. ...
  • Lobisomem. ...
  • Cuca.

O termo foi criado em 1846, pelo arqueólogo inglês William John Thoms, estudioso da cultura popular, que uniu as palavras “folk”, que em português significa povo, popular e “lore”, cultura, saber. Em agosto de 1965, a data, que é celebrada em todo o mundo, passou a fazer parte do calendário brasileiro.

Características do folclore
As manifestações folclóricas são ensinadas oralmente, de uma geração para outra, e sem formalismos; A autoria das manifestações folclóricas são anônimas; As manifestações folclóricas destacam regionalismos; O folclore está associado ao passado, mas pode surgir de costumes contemporâneos.

As lendas e os personagens do folclore brasileiro são elementos que fazem parte da nossa cultura há séculos. Alguns exemplos são o saci-pererê, o curupira, o boitatá e a iara. O saci-pererê e o curupira são dois famosos personagens do folclore brasileiro.

Os personagens do folclore e as lendas que cada um deles protagonizam carregam elementos importantes da cultura brasileira e são recursos extremamente ricos para apresentar para as crianças a incrível diversidade cultural do Brasil, resgatando as origens e os costumes de diferentes regiões.

O folclore constitui-se dos elementos que fazem parte da cultura popular e tem como símbolos as festas, danças, ritmos, jogos, lendas e crendices tradicionais. Por folclore entendemos as manifestações da cultura popular que caracterizam a identidade social de um povo.

O Dia do Folclore Brasileiro é comemorado em 22 de agosto. A data foi criada com o intuito de alertar para a importância e valorização das manifestações folclóricas no país. O dia 22 de agosto se refere à primeira vez em que a palavra folclore foi utilizada para fazer referência aos costumes de um povo.

São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate. A utilização de elementos do folclore em obras literárias ajudou na popularização dos personagens.

O QUE É FOLCLORE
FOLCLORE É O CONJUNTO DE TRADIÇÕES E MANIFESTAÇÕES POPULARES CONSTITUÍDO POR LENDAS, MITOS, PROVÉRBIOS, DANÇAS E COSTUMES QUE SÃO PASSADOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.

Data é celebrada no país desde 1965, e tem como objetivo relembrar e valorizar aspectos da cultura nacional. Saci, mula sem cabeça, caipora, boi bumbá e muito mais. O folclore brasileiro é vasto, e merece uma data própria.