Qual a importância do folclore na educação?

Perguntado por: agaspar2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 6 votos

O folclore, na Educação Infantil, possui o papel de auxiliar as crianças a entenderem mais sobre a cultura popular na qual estão inseridas. Sendo assim, é oferecido um acervo cultural de costumes, artes, lendas, mitos, provérbios, cantigas e ensinamentos, que são inigualáveis.

Folclore é o conjunto de manifestações da cultura popular que são típicas de um determinado povo, podendo realizar-se nas danças, contos e ritmos, por exemplo. Folclore é o que conhecemos como manifestações da cultura popular que acontecem e que formam a identidade social de um povo.

Falar do folclore resgata nossa identidade cultural, crenças e valoriza nossas raízes. O [dia] 22 de Agosto é uma data para refletirmos, porque é uma forma de valorizar o que é nosso e reforçar nossa identidade como povo, e conhecer o que é nosso, sem desmerecer o que nossa população produz”, destacou o pesquisador.

O folclore é algo de grande importância para um país porque, por meio dele, mantém-se a identidade cultural, passada e vivenciada de geração a geração. O folclore pode ser transmitido de várias formas: oral, escrita ou encenada, ou seja, contando ou escrevendo histórias, dançando, cantando ou representando.

Essa internalização da cultura do seu povo traz valores como respeito e, ainda, a possibilidade de aprender novas bagagens culturais de outros povos e regiões. O estudo do folclore permite promover o desenvolvimento integral das crianças, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado.

Como inovar para trabalhar o Folclore na escola

  1. Faça teatros e festas.
  2. Cante e dance.
  3. Explore provérbios, adivinhações e piadas.
  4. Não se esqueça dos pratos típicos.
  5. Use as lendas e os mitos.

Em sua terceira competência, a BNCC estabelece o repertório cultural como “construção da identidade do estudante, habilitando-o a compreender a própria cultura e a de outros povos e incentivando-o a valorizar e a criar arte e cultura”.

Grande parte das tradições populares são conservadas por meio do folclore e a preservação da cultura popular se faz rica por agregar valores para as gerações. Por isso, estudar e conhecer as práticas do folclore, além de preservar suas tradições, em todo o mundo, é de suma importância.

Visitar museus brasileiros que dedicam parte de seu acervo ao folclore dos diversos povos é uma ótima opção para celebrar este dia. Conheça alguns destes espaços dedicados a guardar e proteger histórias que encorpam e engrandecem a cultura brasileira.

Perceber a influência africana, europeia e indígena no folclore brasileiro; Identificar os elementos folclóricos característicos de cada região brasileira; Conhecer e saber utilizar os diferentes elementos que compõem a narrativa: cenário, personagens, tempo etc.

FOLCLORE: ARTE NO BARRO
Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares, é formado pelos costumes que são passados de geração em geração: como lendas, mitos, artesanato, provérbios e danças. O folclore simboliza a cultura popular e caracteriza a identidade de um povo, de uma nação.

O Folclore Brasileiro é o conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. São exemplos mitos, lendas, brincadeiras, danças, festas, comidas típicas e demais costumes que são transmitidos de geração para geração.