O que é folclore?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Folclore é um gênero da cultura de origem popular, que representa a identidade social de uma comunidade através de atividades culturais que nasceram, individualmente ou coletivamente, e se desenvolveram com o povo transmitidos entre gerações.

Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração. A palavra tem origem no inglês, em que "folklore" significa sabedoria popular.

Folclore é o conjunto de manifestações da cultura popular que são típicas de um determinado povo, podendo realizar-se nas danças, contos e ritmos, por exemplo. Folclore é o que conhecemos como manifestações da cultura popular que acontecem e que formam a identidade social de um povo.

Dentro dessa definição, podem ser incluídos os contos, lendas, canções, ritmos, músicas, festas populares, jargões, literatura etc. Estudos na área do folclore brasileiro começaram timidamente no século XIX e consolidaram-se no século seguinte.

Das diversas lendas passadas de uma geração para a outra, na região como um todo, as principais são: O BOTO, mito Amazônico do Delfim maior do rio, que seduz as moças ribeirinhas. É encantado e nas primeiras horas da noite (há quem diga à meia-noite) se transforma em gente.

A palavra folclore tem origem no inglês e é oriunda do termo folklore. Esse termo, por sua vez, foi originário da expressão folk-lore, criada por um escritor chamado William John Thoms, em 1846. Em 22 de agosto de 1846, uma carta de Thoms enviada à revista The Atheneum foi publicada.

Temos assim as lendas e estórias, os mitos, as crendices, os folguedos, as danças regionais, as canções populares, as histórias populares, os costumes populares, religiosidade popular ou cultos populares, a linguagem típica de uma região, medicina popular, o artesanato etc.

As lendas do folclore são um conjunto de mitos e personagens que nasceram da imaginação coletiva de um povo, como uma verdadeira tradição passada de geração para geração. A maioria das lendas brasileiras são de origem indígena, mas receberam influência dos mitos e estórias trazidos de portugueses e africanos.

Grande parte das tradições populares são conservadas por meio do folclore e a preservação da cultura popular se faz rica por agregar valores para as gerações. Por isso, estudar e conhecer as práticas do folclore, além de preservar suas tradições, em todo o mundo, é de suma importância.

Características do folclore
As manifestações folclóricas são ensinadas oralmente, de uma geração para outra, e sem formalismos; A autoria das manifestações folclóricas são anônimas; As manifestações folclóricas destacam regionalismos; O folclore está associado ao passado, mas pode surgir de costumes contemporâneos.

O folclore brasileiro é bem diversificado e conta com atributos das culturas portuguesa, africana e indígena.

Conheça as lendas do folclore brasileiro:

  • Saci Pererê Saci Pererê – Ilustração: Dentro da História. ...
  • Curupira. Curupira – Ilustração: Dentro da História. ...
  • Sereia Iara. Iara – Ilustração – Dentro da História. ...
  • Mula sem Cabeça. Mula sem cabeça – Ilustração: Dentro da História. ...
  • Lobisomem. ...
  • Cuca.

O estudo do folclore mantém a tradição de um povo, fala sobre a cultura e história, fonte de conhecimento das nossas origens, construindo base para a identidade e suporte para a essência.

Histórias que ilustram as crenças de povos de vários lugares
Existem muitas lendas indígenas. Essas histórias fazem parte da cultura de povos de diversos lugares do mundo e ajudam a retratar histórias e crenças desses povos ao longo dos séculos.

Como inovar para trabalhar o Folclore na escola

  • Faça teatros e festas. Carnaval, Festa Junina e Folia de Reis são parte do nosso Folclore. ...
  • Cante e dance. ...
  • Explore provérbios, adivinhações e piadas. ...
  • Não se esqueça dos pratos típicos. ...
  • Use as lendas e os mitos.

Tem origem europeia e foi trazida para o Brasil pelos portugueses, sendo comemorada em todo o território nacional entre a véspera de Natal, 24 de dezembro, e o dia de Reis, 6 de janeiro.