O que é feito no terreiro de Umbanda?

Perguntado por: ljaques . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Um terreiro é, portanto, um local onde se realiza a gira, que é o culto religioso da Umbanda. Geralmente, localiza-se em um espaço urbano, e seu espaço interior costuma ser pintado de branco, que é a cor que simboliza a Umbanda e remete à paz.

Os mais comuns são as sessões de passe (a imposição de mãos, onde se reorganiza as energias espirituais da pessoa) e de descarrego (ritual de limpeza espiritual, pode envolver o uso de ervas). A umbanda também celebra batizados, consagrações e casamentos.

Um terreiro é feito de pessoas humanas com suas histórias, com suas formações ideológicas, com suas crenças e valores e, nesse sentido, até para que não desrespeitem o terreiro, colocando-o na posição de experimental e descartável, é importante que antes de ingressar nos sintamos em casa, reencontrando nossa casa, ...

A “gira”, nome que se dá ao culto da umbanda, acontece nas casas de umbanda e é constituída por orações, cânticos e pela invocação de entidades, que “descem” nos médiuns (também chamados de “cavalos”). As entidades incorporadas dão passes, discursam e orientam os participantes do ritual.

A Umbanda é uma religião eminentemente espiritista e espiritualizadora. Portanto, a fé professada pelos seus praticantes, médiuns em sua maioria, exige uma crença forte em Deus e na existência do mundo espiritual que interage o tempo todo com o plano material.

Na Umbanda não se pratica o sacrifício de animais e se celebra rituais de batizado, consagração e casamento.

Um terreiro não é local para conversas, futilidades, fofocas, vendas, vícios ou brincadeiras. Este é um local de encontro com Deus. Por isso, permaneça em silêncio e se deixe envolver por todos os rituais.

assim é afastado de seu poder religioso e político no intramuros dos terreiros, pois “uma mulher menstruada não pode entrar na casa de santo, não pode tocar em instrumentos ou objetos sagrados e nem em seus pais de santo”2.

Quem reserva área precisa pagar a entrada no Santuário? Sim. O valor da entrada independe de locar ou não uma área. Qualquer líder espiritual também deverá pagar a sua entrada, com exceção apenas as casas filiadas a Federação Umbandista do Grande ABC, as quais, apenas o líder tem isenção de pagamento.

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.

O calçado interfere na dissipação dessas energias, atuando como um isolante. Com os pés descalços o médium trabalha em segurança, e estando sem nenhum material isolante entre o corpo e o chão, as energias irão se dissipar no solo, garantindo segurança ao médium.

A primeira vez no Terreiro de Umbanda deve ter respeito em primeiro lugar! Em geral os Terreiros organizam os atendimentos por ordem de chegada e muitos utilizam senhas. Retire a sua para o atendimento e, quando houver livro de presença, assine-o para ajudar no controle da Casa.

O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas (Figura 1, abaixo).

No Brasil, a palavra “macumba” designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o “ebó” ou “padê”. Já na Umbanda seria “despacho”. Ainda pode se referir a uma religião específica de matriz africana.