O que é estoque de matéria-prima?

Perguntado por: ddias . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 9 votos

Em suma, estamos falando de um lugar, onde um conjunto de produtos armazenados, sejam eles matéria prima ou o produto final, ficam guardados. O estoque pode ocupar grandes espaços e encarecer os custos de uma empresa.

Matéria-prima é o elemento utilizado na base da produção de outros itens. Um exemplo é o algodão, utilizado na fabricação de diferentes tecidos. Matéria-prima é o componente primário fundamental para a fabricação de mercadorias e produtos de grande relevância para a sociedade.

Definição de Estoque, Matéria Prima e Fluxo
É o material em estado bruto ou semibruto, utilizado na produção de algum produto. Estoque: De forma geral, são todos os produtos que estão armazenados que atendem as necessidades da produção (matéria-prima) ou que serão vendidos para os clientes.

Existem três tipos de matéria-prima: vegetal, animal e mineral. Elas podem ser utilizadas no estado natural ou transformadas, quando são processadas por outra indústria e dão origem a um material semimanufaturado.

As matérias-primas podem ser classificadas em: animal, vegetal e mineral. Mas, em geral, elas precisam passar por algum tipo de processamento antes de serem utilizadas na produção.

Em resumo, matéria-prima é o material base de um produto. Insumo, é o conjunto de todos os “fatores” necessários para a fabricação de um produto.

Tipos de matérias-primas
As matérias-primas são produtos de origem vegetal, animal ou mineral que podem ser transformados e utilizados pela indústria para elaborar outros produtos.

É ele quem fornecerá os recursos e matérias-primas necessários para produzir o produto final, que chegará até o consumidor.

Estoques são materiais ou produtos que ficam fisicamente disponíveis pela empresa, até o momento de ingressarem no processo produtivo ou seguirem para a comercialização direta ao consumidor final.

As funções dos estoques são dispor de um produto ou serviço para o cliente com os custos do fornecimento o mais acessível possível.

A organização de estoque de uma empresa deve ser definida com base em critérios de necessidades de vários setores, tais como:

  1. Capacidade física do seu armazém ou depósito.
  2. Capacidade de compra de estoque ou de produção.
  3. Demandas da área comercial.
  4. Facilidade de acesso e giro dos produtos.

Matéria-prima é o elemento base para a produção de mercadorias. Normalmente, são produtos naturais que podem ser classificados segundo a sua origem: animal, vegetal e mineral. O crescimento da atividade industrial no mundo promove o aumento da importância das matérias-primas na composição da economia global.

Café é a matéria-prima mais vendida a nível mundial, a seguir ao petróleo.

As indústrias são locais de transformação de qualquer matéria-prima em objetos prontos para o consumo. Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.