Como se escreve matéria-prima?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

A forma correta de escrita da palavra é matéria-prima.

Resposta: A Reforma Ortográfica modificou as regras sobre hífen somente dos vocábulos cujo primeiro elemento não seja uma palavra de fato, ou seja, quando o primeiro elemento não puder ser usado sozinho em uma frase, como é o caso de proto, auto, semi, supra, super, etc.

Deve escrever-se «matéria-prima» (portanto, com hífen). O plural é «matérias-primas». Os conteúdos disponibilizados neste sítio estão licenciados pela Creative Commons.

nome feminino
Substância essencial à fabricação de um produto (ex.: a lã é matéria-prima na indústria têxtil). Plural: matérias-primas. Plural: matérias-primas.

Para não ter mais dúvidas: a ortografia correta é mão de obra. Mas a grafia dessa palavra gera muitas dúvidas porque a queda do hífen aconteceu quando o Novo Acordo Ortográfico entrou em vigor.

O hífen não é usado em todas as palavras em que o prefixo terminar em vogal e o segundo elemento começar com "r" ou "s". Nesses casos, deve-se duplicar essas consoantes. Exemplo: antissemita; contrarregra; minissaia; microssitema; extrarregular.

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

O hífen tem como função unir duas ou mais palavras, enquanto que o travessão separa termos explicativos, como fazem os parênteses. Apesar das diferenças de uso, eles ocasionalmente são confundidos devido à sua similaridade. Os hifens não são separados por espaços, mas os travessões possuem espaços em ambos os lados.

A mais nova reforma ortográfica entrou em vigor em 1º. de janeiro de 2009, pondo em prática as regras estabelecidas pelo o decreto de nº 6.583, publicado em 29 de setembro de 2008, que promulgou no Brasil o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

O hífen é um sinal gráfico representado por um traço curto (-). Serve para unir elementos que, juntos, formam um novo termo. Ocorre principalmente na formação de palavras compostas por justaposição ou que contam com afixos. Também une pronome oblíquo a verbos, nos casos de ênclise e mesóclise.

Bem utilizado na produção de outros bens: 1 insumo, trabalho, capital, serviço, material, elemento, equipamento, máquina, fator, input.

Matéria-prima é um componente essencial para a fabricação de mercadorias finais ou produtos intermediários. Pode ter origem natural ou ser processada. É classificada de acordo com a sua origem em animal, vegetal ou mineral.

A matéria-prima consiste num conjunto de produtos necessários em diversos processos de produção, que são extraídos ou obtidos diretamente da Natureza (explorações florestais, agrícolas ou minerais). Estas matérias constituem a primeira fase da cadeia de transformações imprescindíveis para a obtenção do produto final.

Nomes das espécies animais e vegetais também continuam com hífen, estejam ou não ligados por preposição ou outro elemento: louva-a-deus, bem-te-vi, joão-de-barro, cana-de-açúcar, pimenta-do-reino, copo-de-leite, castanha-do-pará, couve-flor.