O que é ERP gratuito?

Perguntado por: nmarques9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Os ERPs pagos são mais completos e contam com suporte especializado. Os ERPs grátis podem ser: gratuito ou Open Source. O gratuito, geralmente, é uma versão grátis de um pago, para experimentação. Já o Open Source é um software de código aberto e que você pode personalizar de acordo com as necessidades da sua empresa.

As principais ferramentas ERPs gratuitas para você utilizar na gestão do seu negócio são: ERPNext, Odoo, Dolibarr, OpenBravo, Bling e Fox Manager; Ao escolher um ERP, é preciso considerar as funcionalidades essenciais, integração com sistemas existentes, escalabilidade, suporte técnico e custo-benefício.

Logo, “sistema ERP” nada mais é do que um software de gestão empresarial que serve para automatizar processos manuais, armazenar dados e unificar a visualização de resultados. O ERP funciona como um software de gestão para unificar informações e facilitar o fluxo de trabalho entre as áreas.

O significado de ERP é Enterprise Resource Planning.
Se trata de um sistema de gestão empresarial que recebe dados, armazena, e distribui de acordo com os interesses de cada departamento da empresa. Geralmente ele opera em módulos, que proporcionam segurança e agilidade na troca de informações.

Quais são os principais sistemas ERP utilizados no Brasil?

  1. TOTVS. A TOTVS é uma empresa nacional, maior empresa de tecnologia da América-Latina, detentora de diversos softwares como Protheus, RM, Datasul, Logix entre outros. ...
  2. SAP. A SAP é uma empresa alemã com presencial mundial. ...
  3. SÊNIOR. ...
  4. SANKHYA. ...
  5. MICROSOFT. ...
  6. ORACLE. ...
  7. SAGE.

Bom, se você acha que um ERP é algo muito caro e está além das suas possibilidades, saiba que é possível encontrar no mercado sistemas com valor mensal a partir de R$ 30, podendo variar até aproximadamente R$ 500. Algumas empresas costumam oferecer descontos, inclusive, para pagamentos semestrais ou anuais.

Um software genérico, por sua rigidez, pode não oferecer determinados processos. Ou seja, eles poderão ficar de fora da transformação 4.0. O ERP personalizado, por sua vez, garante a cobertura de todos os processos gerenciais, adaptando-os à indústria 4.0.

Aqui estão algumas das categorias dos ERPs mais usados:

  • ERP Desktop (também chamado de ERP Legado) Vamos começar com os sistemas mais clássicos, os chamados ERP legados. ...
  • ERP com desenvolvimento próprio ou com microempresa regional. ...
  • ERP em nuvem engessado. ...
  • ERP em nuvem especializado. ...
  • ERP em nuvem de grande porte.

O departamento de vendas precisa do ERP para a gestão de ordens do cliente. A área de logística depende de um software ERP bem executado para fornecer produtos e serviços dentro do prazo. O departamento de contas a pagar usa o ERP para pagamentos corretos e pontuais.

O sistema pode auxiliar, por exemplo, o departamento de logística para e-commerce em empresas que atuam em lojas virtuais. Nesses casos, o ERP identifica a disponibilidade dos produtos no estoque e atualiza automaticamente as informações evitando erros no processo.

Melhores ERPs do mercado

  1. Sankhya. Pioneira no conceito EIP (Enterprise Intelligence Platform), a solução da Sankhya vai além do ERP tradicional e, aprende com o usuário, o conduzindo nas melhores práticas de gestão de maneira disruptiva. ...
  2. TOTVS Protheus. ...
  3. Oracle. ...
  4. CIGAM. ...
  5. Omie. ...
  6. Senior Sistemas. ...
  7. Nomus.

Melhores ERPs do mercado: quais são eles?

  1. Simples Agenda ERP. O Simples Agenda é uma solução completa para gestão na nuvem. ...
  2. Oracle NetSuite OneWorld. O ERP OneWorld atende às complexas necessidades de grandes empresas. ...
  3. SAP Business One Professional. ...
  4. Conta Azul ERP. ...
  5. Market Up ERP. ...
  6. Microsoft Dynamics 365. ...
  7. Bling ERP. ...
  8. Protheus CRM.

O significado da sigla ERP é “Enterprise Resource Planning” ou sistema de gestão integrado. Essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.

Quais são as vantagens de um ERP

  1. Redução de custos. ...
  2. Maior controle contábil, financeiro e tributário. ...
  3. Maior segurança de informação. ...
  4. Redução de fraudes e transparência. ...
  5. Crescimento na satisfação do consumidor. ...
  6. Acompanhamento em tempo real e gestão de crise. ...
  7. Adequada à escalabilidade.

O ERP pode (e deve) ser utilizado por empresas de todos os segmentos e portes, inclusive por pequenas e médias empresas. Como seu objetivo é automatizar e organizar processos, todos os negócios podem se beneficiar com o uso.

Quais são as principais vantagens de usar o ERP?

  • 1 – Economia significativa de recursos financeiros. ...
  • 2 –Integração de todos os setores. ...
  • 3 – Gestão mais eficiente e produtividade em alta performance. ...
  • As desvantagens de investir em um sistema ERP que ninguém te conta. ...
  • Confira mais algumas desvantagens da utilização de um ERP: