O que é emigração?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 14 votos

A emigração é o ato de deixar o local de origem com intenção de se estabelecer em um país estrangeiro. Um indivíduo que se encontra nesta situação é denominado na sua pátria por emigrante.

Emigração significa deixar o local de origem (a pátria) com intenção de se estabelecer em um país estranho. Um indivíduo que se encontra nesta situação é denominado na sua pátria por emigrante. Imigração é o fenômeno protagonizado pelo mesmo indivíduo, mas visto pela perspectiva do país que o acolhe.

A emigração ocorre quando uma pessoa ou grupo deixa seu país para se instalar em outro. Por exemplo: Meus avós emigraram de Portugal.

“Emigrar” é o ato de sair de um país para viver em outro. “Imigrar” significa entrar e morar em um país estrangeiro. Já “migrar” é o deslocamento de uma região para outra. Os verbos “emigrar”, “imigrar” e “migrar” indicam um deslocamento de um lugar a outro.

Imigração é o processo de chegada de pessoas a países que não sejam os de origem. Em alguns casos, o movimento de pessoas que ocorre dentro das fronteiras de um mesmo país, como de um estado a outro, é chamado também de imigração.

Entre as décadas de 80 e 90, milhões de brasileiros deixaram o Brasil, promovidos por sucessivas crises econômicas que assombrava todos os habitantes e posteriormente pelo crescente número de desemprego causado pelo processo de globalização e de novas tecnologias que tiraram muitos postos de trabalho, então foram em ...

Um emigrante é uma pessoa que deixou o seu país natal, um imigrante entrou em um país estrangeiro e um migrante que se desloca de um local para o outro. Compreender as diferenças entre emigrantes, imigrantes e migrantes é importantíssimo para melhor compreender a migração e das pessoas que a compõem.

Fatores sociais e políticos. A perseguição étnica, religiosa, racial, política ou cultural pode levar as pessoas a abandonar os seus países. Um fator importante é a guerra, ou (a ameaça de) conflito e perseguição do governo.

A emigração sempre foi um movimento populacional muito comum na história. Ela ocorre por diversos motivos, sendo que os principais são: busca de melhores condições de vida, procura de emprego, fuga de uma área de desastre natural ou existência de guerras.

O processo de emigração se dá quando uma pessoa sai do seu local de origem, por razões diversas, para estabelecer moradia em outro território. Imigração: significa a entrada de um indivíduo em um determinado território.

No entanto, esse deslocamento sempre parte de uma região de origem conhecida para outra estranha a esta. Dizemos que alguém emigrou quando saiu do país em que residia para se fixar, morar em outro. Entretanto, a partir do momento em que esse alguém entrou em país estranho, este é um imigrante.

As crises econômicas pelas quais o Brasil tem passado nos últimos anos fez com que muitos decidiram emigrar buscando melhores condições de trabalho, quer sejam profissionais altamente qualificados, ou de baixa qualificação, Brites enumera como sendo três as razões que motivam essa diáspora de brasileiros.

  • Japão, 211 mil brasileiros. ...
  • Reino Unido, 220 mil brasileiros. ...
  • Paraguai, 240 mil brasileiros. ...
  • Portugal, 276 mil brasileiros. ...
  • Estados Unidos, com 1,7 milhão.