O que é discurso direto?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 8 votos

O discurso direto é a reprodução de maneira direta da fala das personagens ou seja, a reprodução integral, literal e bloquial, introduzida por travessão. Nessa estrutura, as falas são acompanhadas por um verbo declarativo, seguido de dois pontos e travessão. O discurso é direto quando são as personagens que falam.

O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: Antônio disse: — Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda! “Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda”, disse Antônio.

O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

O discurso direto é aquele que reproduz exatamente a fala de outrem. Esse tipo de discurso está presente na literatura e também no cotidiano. Exemplo: Esses dias minha mãe disse: “Vá trabalhar!”

No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso direto: — Eu vou para a faculdade depois do almoço. Discurso indireto: Ele disse que ia para a faculdade depois do almoço.

O discurso indireto é definido como o registro da fala da personagem sob influência por parte do narrador. Nesse tipo de discurso, os tempos verbais são modificados para que haja entendimento quanto à pessoa que fala. Além disso, costuma-se citar o nome de quem proferiu a fala ou fazer algum tipo de referência.

O discurso indireto é caracterizado por ser uma intervenção do narrador no discurso ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas das personagens. Exemplo de discurso direto: A aluna afirmou: — Preciso estudar muito para o teste.

Para fazer discurso direto são utilizados dois pontos, aspas ou travessão de diálogo. Esses recursos ajudam a identificar a quem pertencem as falas. Exemplo: “Todos esperavam na sala de reuniões quando André finalmente entrou.

O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.

Quanto ao foco narrativo
Se queremos passar do Discurso Direto para o Indireto, teremos: A primeira pessoa passa para a terceira; Os pronomes “eu, me, mim, comigo” passam para “ele, ela, se, si, consigo”; Os pronomes “meu, minhas, nosso” passam para “seu, suas, deles”.

Existem três tipos de discurso:

  • o discurso direto;
  • o discurso indireto;
  • o discurso indireto livre.