O que é demissexualidade?

Perguntado por: umarques . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 2 votos

Demissexualidade é um termo do espectro assexual que se caracteriza pelo surgimento de atração sexual somente quando existe envolvimento ou conexão emocional ou afetiva com essas pessoas.

Demissexualidade é uma orientação sexual em que a pessoa se sente atraída por outra apenas quando há um vínculo afetivo entre elas.

O mais comum é vermos seis identidades: mulher ou homem cisgênero, mulher ou homem transgênero, gênero não binário e agênero.

Demirromântico: As pessoas que se identificam como demirromânticas geralmente não sentem atração romântica por pessoas com quem não têm um forte vínculo emocional.

Estão seguros de sua identidade. Sim, você leu certo: homens que fazem sexo com outros homens e não são homossexuais. É mais habitual do que se pode imaginar. E é bem simples: um homem heterossexual conhece outro (num bar, numa rede social, tanto faz) e eles decidem fazer alguma brincadeira sexual.

Aqui no Brasil, os pronomes neutros não fazem parte oficialmente da língua portuguesa, mas tem se convencionado usar “elu” ou “ile” para identificar pessoas não binárias.

Isso significa que a pessoa não binária não se identifica necessariamente como homem ou mulher, podendo assumir um gênero neutro, transitar entre os gêneros ou mesmo mesclá-los (dentre outras possibilidades).

Sentir atração por pessoas mais velhas não é nenhuma doença e tão pouco sinaliza algum tipo de problema. Muito pelo contrário, cada pessoa tem seus próprios gostos, preferências, desejos e não há nada de errado com isso.

Como saber se um homem casado gosta de homem: 5 sinais!

  1. Está sempre conversando com homens muito empolgado. ...
  2. Faz elogios e segue muitas páginas de homens nas redes sociais. ...
  3. Quando bebe, se torna muito carinhoso com os amigos. ...
  4. Tem gostos diferentes na relação sexual. ...
  5. Se sente ofendido se toca no assunto.

Em resumo, uma pessoa cis é aquela que nasceu com sexo biológico feminino e se identifica como mulher. Ou que nasceu com o sexo biológico masculino e se identifica como homem. "Cis" vem do latim que significa "do mesmo lado". Ou seja, que nasceu e permaneceu com o mesmo gênero que lhe foi designado.

Uma pessoa de gênero fluído pode se identificar como alguém transgênero. Pois para se identificar como trans o indivíduo precisa ser alguém que não se entende com o gênero que lhe foi designado no nascimento. Desta forma, essa é uma decisão pessoal, que deve levar em conta as experiências de quem é gênero fluído.