O que é intersexo?

Perguntado por: nmorgado . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.2 / 5 5 votos

Intersexo descreve pessoas que naturalmente desenvolvem características sexuais que não se encaixam nas noções típicas de sexo feminino ou sexo masculino.

Pessoas intersexuais nascem com características sexuais – incluindo genitais, padrões cromossômicos e glândulas, como testículos e ovários, que não se encaixam nas noções binárias típicas de corpos masculinos ou femininos.

A classificação baseia-se na natureza da gônada presente e os três grupos básicos são o pseudo-hermafroditismo masculino (PHM = genitália ambígua com testículos), pseudo-hermafroditismo feminino (PHF = genitália ambígua com ovários) e hermafroditismo verdadeiro (HV = testículo e ovário com ou sem genitália ambígua).

Intersexo é um termo utilizado para descrever pessoas que não se encaixam em características sexuais congênitas que, em alguns casos, são visíveis durante o nascimento ou que surgem até a puberdade. Dessa forma, as pessoas intersexo não se enquadram nas normas médicas e sociais para corpos femininos ou masculinos.

A pessoa intersexo nasce com características físicas, genéticas ou hormonais que não se enquadram nas definições biológicas típicas de masculino (cromossomo XY) ou feminino (cromossomo XX).

A pessoa intersexo nasce com uma condição de sua anatomia reprodutiva ou sexual que não corresponde às definições pela classificação de homem ou mulher[2], logo sendo, são aquelas quais o sexo biológico é variado, desde o sistema biológico de cromossomos, gônadas, hormônios e órgãos externos e internos, o que acaba ...

O termo Intersexual é o termo correto para referir-se a pessoas que nascem com essa condição biológica. Hermafrodita era usado antigamente, na Biologia e na Medicina, estritamente para espécies não-humanas e que significava basicamente: espécies que apresentam dois sistemas reprodutores em um mesmo organismo.

Segundo especialistas, entre 0,05% e 1,7% da população nascem com características intersexuais.

Durante séculos o termo utilizado para se referir à pessoas intersexo era hermafrodita, porém, sua origem tem um cunho pejorativo e não deve mais ser usado.

Bandeira intersexo
A bandeira foi criada em 2013 para representar a luta das pessoas intersexo por emancipação corporal. A cor amarela simboliza a neutralidade de gênero, o não-binarismo. Já o círculo roxo representa a totalidade.

Ainda que o termo “hermafrodita” não seja mais usado para se referir às pessoas intersexuais, nesses dois casos a denominação é comum. O hermafrodita verdadeiro, sendo assim, é uma condição em que o indivíduo nasce com os órgãos masculinos e femininos, internos e externos bem formados.

Hermafrodita é a pessoa que nasce com dois órgãos genitais ao mesmo tempo, tanto o masculino quanto o feminino. Esta situação é conhecida como hermafroditismo ou intersexualidade, e suas causas ainda não estão bem estabelecidas.

Genitália ambígua ocorre quando os órgãos sexuais não são bem formados ou não são claramente masculinos ou femininos. No momento da concepção, o sexo de um feto já é determinado com base no 23º par de cromossomos que herdou dos pais. As meninas têm dois cromossomos X e os meninos têm um cromossomo X e um cromossomo Y.