O que é comunidade dos estados independentes?
Comunidade dos Estados Independentes é uma organização intergovernamental regional envolvendo 11 repúblicas que antes integravam a extinta União Soviética fundada em 8 de dezembro de 1991.
O que significa Comunidade dos Estados Independentes
Criada em 1991, a Comunidade dos Estados Independentes (CEI) constitui-se num bloco político-econômico que reúne 12 das 15 repúblicas que formavam a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
O que é a CEI e qual a sua função
Nesse sentido, no dia 8 de dezembro de 1991, foi criada a Comunidade dos Estados Independentes (CEI), cujo principal objetivo era estabelecer um sistema econômico e de defesa entre as nações da extinta URSS. Os primeiros integrantes do bloco foram: a Rússia, a Bielorrússia e a Ucrânia.
Qual é o objetivo da Comunidade dos Estados Independentes
Objetivos principais da CEI
Criação de uma política externa e de sistema de defesa em comum entre os países participantes; estabelecimento de acordos de cooperação entre os países, em áreas relacionadas à política, economia, defesa militar, etc. diálogos em torno das questões dos Direitos Humanos nestes países.
Quais são os países da Comunidade dos Estados Independentes
Os países integrantes são: Armênia, Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Ucrânia, Uzbequistão, Azerbaidjão e Turcomenistão (membro associado).
Quais são as vantagens da CEI
Quais são as vantagens de se cadastrar no CEI? O Canal Eletrônico do Investidor tem como maior vantagem a praticidade, confiabilidade e a rapidez no acesso a informações importantes dos investimentos. Além disso, o cadastramento no CEI proporciona um maior controle do capital aplicado na bolsa de valores.
Por que a Ucrânia saiu da CEI
Depois que os russos anexaram o território da Criméia, a Ucrânia adotou uma postura de aversão ao governo da Rússia e optou por deixar a CEI.
Quais são os países da antiga União Soviética
Em 1990 era formado por 15 repúblicas federadas: Arménia, Azerbaijão, Bielorrússia, Cazaquistão, Estónia, Geórgia, Letónia, Lituânia, Moldávia, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão, Turquemenistão, Ucrânia e Usbequistão. A queda do regime comunista levou à desintegração da URSS a 21 de dezembro de 1991.
Como ocorreu a formação da Comunidade de Estados Independentes
A 8 de dezembro de 1991, os líderes das três principais repúblicas soviéticas, Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, assinaram um acordo que declarou a dissolução da União Soviética. Assim surgiu uma nova entidade de associação entre os três países, a Comunidade de Estados Independentes.
Quais os países que formavam a antiga União Soviética
No continente europeu, foi formado por Rússia, Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Ucrânia, Moldova, Geórgia, Armênia e Azerbaijão. No continente asiático, parte da Rússia, Cazaquistão, Quirguistão, Uzbequistão, Tadjiquistão e Turcomenistão compuseram o território soviético.
Quais as desvantagens da CEI
Desvantagens do CEI
Não são todos os investimentos que ficam registrados no CEI. Existem títulos de renda fixa, como o CDB entre outros ativos que não estão custodiados na B3 e, portanto, não estão no CEI. A falta desses investimentos pode comprometer a agilidade na hora de buscar onde e como estão os seus ativos.