O que é célula?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 2 votos

As células são as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Muitas passam por um processo de diferenciação para executar as mais diversas funções em um organismo.

As células podem ser definidas como as unidades estruturais e funcionais de todos os seres vivos. Essas estruturas são vivas, carregam a informação genética de um determinado organismo e são capazes de transmitir essa informação no momento da divisão celular.

As células são organizações microscópicas compostas por diversas estruturas, denominadas organelas. A célula, em sua totalidade, é capaz de promover atividades metabólicas e contém informações genéticas transmissíveis, além de participar da divisão celular e da reprodução.

Podem ser encontradas na pele, tubos e cavidades do organismo — como tubo digestivo, respiratório e urinário. Já as células epiteliais do tecido granular formam as glândulas e estruturas que servem para realizar a secreção.

Diferenças entre os tipos de células

PROCARIONTESEUCARIONTES
Sem núcleo organizadoCom núcleo organizado
Cromossomo circularCromossomos em duplas hélice
Sem envoltório nuclearCom envoltório nuclear
Sem organelas membranosasCom organelas membranosas

Existem dois tipos de célula: as células procariontes, com estruturas mais simples, presente nas bactérias; e as células eucariontes, presente nos animais e vegetais.

A gema de um ovo é uma única célula quando não fertilizada. A gema do ovo de um avestruz é, portanto, a maior célula do mundo em volume!

A função da célula é realizar todas as funções necessárias à vida, como por exemplo a obtenção de energia e a reprodução. Por isso a célula é a unidade fundamental dos seres vivos. As células é a unidade fundamental do corpo e do funcionamento.

As células são consideradas a menor parte dos organismos vivos, sendo, portanto, elementos estruturais e funcionais. O corpo humano é pluricelular (várias células).

O corpo humano contém, em média, cerca de 37 trilhões de células — e estamos em meio a uma jornada revolucionária para entender o que faz cada uma delas.

E com que frequência? É muito difícil precisar o número de células que nascem e morrem em nosso organismo a cada dia, mas os cientistas estimam que o corpo de um adulto produza, em média, 300 milhões por minuto —ou 432 bilhões a cada 24 horas.

espermatozóide

A menor celula do corpo humano por exemplo, é o espermatozóide, ja a maior é o óvulo.

Micróglias: atuam na defesa do sistema nervoso; Neurônios: são responsáveis pela transmissão de mensagens; Células dendríticas: atuam no transporte de antígenos; Células de Schwann: atuam na produção de mielina, que auxiliam na produção dos impulsos nervosos.

Apesar de toda a sua complexidade, o organismo humano é formado basicamente por apenas quatro tipos de tecidos, sendo que cada um deles é constituído por diferentes tipos celulares. São eles: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso.

Todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético. As células são as unidades estruturais e funcionais dos seres vivos. Todos os seres vivos são constituídos por células, com exceção dos vírus, que são organismos acelulares.