O que é genotipo?

Perguntado por: asantana . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 9 votos

O genótipo é a parte da composição genética de uma célula e, portanto, de qualquer indivíduo, que determina uma de suas características. O termo foi cunhado pelo botânico dinamarquês, fisiologista e geneticista Wilhelm Johannsen em 1903.

Genótipo é um termo usado para se referir à constituição genética de um indivíduo. Em outras palavras, podemos dizer que o genótipo se refere à soma de todos os genes encontrados em um indivíduo. O genótipo se refere à constituição genética de um indivíduo.

A diferença entre genótipo e fenótipo está no fato de que o genótipo refere-se aos genes, e o fenótipo, às características físicas, morfológicas e comportamentais. Alguns termos em Genética são extremamente importantes para a compreensão dessa disciplina.

Existem três genótipos disponíveis, PP (homozigoto dominante), Pp (heterozigoto) e pp (homozigoto recessivo).

O que é Fenótipo? Fenótipo nada mais é que o conjunto de características que cada indivíduo tem. Altura, tipo de cabelo, textura de pele, cor dos olhos, tamanho do nariz são exemplos de sinais particulares que facilmente observamos nas pessoas. Tecnicamente, na biologia, esses atributos recebem o nome de fenótipo.

A compreensão do que é fenótipo possibilita entender melhor as diferenças apresentadas entre os organismos e suas mudanças ao longo do tempo. Fenótipo é um importante conceito adotado em Genética e costuma ser definido como o conjunto de características observáveis de um organismo.

Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1. Utilizando os dados do exemplo anterior, temos como 7 o número de fenótipos possíveis. Ex: Cor da Pele.

O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.

Enquanto que o fenótipo de um indivíduo pode ser observado diretamente, mesmo que seja através de instrumentos, o genótipo tem que ser inferido através da observação do fenótipo, da análise de seus pais, filhos e de outros parentes ou ainda pelo sequenciamento do genoma do indivíduo, ou seja, leitura do que está nos ...

O fenótipo é um conjunto de características que são observáveis em um organismo, incluindo características morfológicas e fisiológicas. Porém existem casos em que não podem ser observados a olho nu, como por exemplo, o tipo sanguíneo.

Nem sempre é possível determinar o genótipo de um indivíduo com base em um heredograma. Às vezes, um indivíduo pode ser homozigoto dominante ou heterozigoto para uma característica. Com frequência, podemos usar as relações entre um indivíduo e seus pais, irmãos e filhos para determinar os genótipos.

Cruzamento AA x aa = 100% Aa
Para resolução desta, foi utilizado conhecimentos de genética mendeliana.

Os cromossomos são estruturas que abrigam o material genético dentro da célula. Em outras palavras, um cromossomo é uma molécula de DNA condensada, que carrega a informação genética herdada dos progenitores.

Assim, o fenótipo refere-se tanto a características relacionadas com a aparência quanto a características fisiológicas. Vale destacar que nem todos os fenótipos podem ser observados, como é o caso do sangue, pois não é possível identificar o tipo sanguíneo apenas analisando sua aparência.

Nestes casos observamos dois tipos de fenótipos: o fenótipo dominante, no qual o fenótipo representa o genótipo que contém o alelo dominante; e o fenótipo recessivo, que representa o homozigoto para o alelo recessivo.

Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária mesmo quando em dose simples nos genótipo. Ou seja, eles determinam seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Eles são classificados em: Dominante Homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV.