O que é fenótipo?

Perguntado por: rparis . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Fenótipo, em genética, é o complexo das características morfológicas e funcionais observáveis de um organismo, produzido pela interação dos genes entre si e com o ambiente. O fenótipo resulta da expressão dos genes do organismo, da influência de fatores ambientais e da possível interação entre os dois.

A diferença entre genótipo e fenótipo está no fato de que o genótipo refere-se aos genes, e o fenótipo, às características físicas, morfológicas e comportamentais. Alguns termos em Genética são extremamente importantes para a compreensão dessa disciplina.

Fenótipo é o conjunto de traços (observáveis ou que podem ser mensurados) de um indivíduo. É resultado da interação do ambiente (fatores ambientais e estilo de vida) com o genótipo.

Enquanto que o fenótipo de um indivíduo pode ser observado diretamente, mesmo que seja através de instrumentos, o genótipo tem que ser inferido através da observação do fenótipo, da análise de seus pais, filhos e de outros parentes ou ainda pelo sequenciamento do genoma do indivíduo, ou seja, leitura do que está nos ...

Como dito anteriormente, o fenótipo nada mais é que a totalidade das características observáveis de um indivíduo, as quais são determinadas pelo conjunto de nossos genes. Diante disso, podemos dizer que o fenótipo é a expressão do genótipo.

Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1. Utilizando os dados do exemplo anterior, temos como 7 o número de fenótipos possíveis. Ex: Cor da Pele.

O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. O gene, por sua vez, pode ser definido como uma sequência específica de nucleotídeos do DNA que armazena as informações hereditárias.

Dizemos que um alelo é dominante quando ele consegue determinar um fenótipo, mesmo que ocorra em dose simples. Isso significa que o alelo dominante irá expressar-se tanto em homozigose quanto em heterozigose. Alelo dominante é expresso no fenótipo, mesmo em dose simples.

Fenocópia é o individuo cujo fenótipo, originado por influências principalmente ambientais, é idêntico ao fenótipo produzido por um determinado genótipo, de certo modo mimetizando um fenótipo produzido por um gene.

Relação entre fenótipo, genótipo e meio ambiente
Basicamente, o fenótipo pode ser influenciado pelo genótipo, embora não exclusivamente. Outros fatores como alterações epigenéticas, por exemplo, podem influenciar em como o genótipo levará à manifestação de um determinado fenótipo.

Existem três genótipos disponíveis, PP (homozigoto dominante), Pp (heterozigoto) e pp (homozigoto recessivo).

O fenótipo é um conjunto de características que são observáveis em um organismo, incluindo características morfológicas e fisiológicas. Porém existem casos em que não podem ser observados a olho nu, como por exemplo, o tipo sanguíneo.

O primeiro pesquisador a entender como ocorria esse processo foi Gregor Mendel. Por isso é considerado o Pai da Genética.

O fenótipo é a manifestação do genótipo do indivíduo, que pode ser influenciada pela interação com o meio. Alternativa “c”. O fenótipo pode ser definido como a expressão dos genes juntamente às modificações decorrentes de sua interação com o meio.

Uma herança é dita recessiva quando determinada característica só se expressa em homozigose, ou seja, um alelo sozinho não é capaz de manifestar determinada característica. Dizemos que uma herança é dominante quando apenas um dos alelos é suficiente para manifestar tal característica.

- Genes: são unidades de informação hereditária que formam os cromossomos, formados por sequências especiais de centenas ou milhares de pares de bases nitrogenadas (A-T ou C-G). São eles que determinam tanto as características próprias da espécie humana, quanto as características próprias de cada indivíduo.