O que é carta precatória?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 7 votos

Carta precatória é um instrumento utilizado pela Justiça quando existem indivíduos em comarcas diferentes. É um pedido que um juiz envia a outro de outra comarca. Assim, um juiz, envia carta precatória para o juiz de outra comarca, para citar/intimar o réu ou intimar testemunha a comparecer aos autos.

Carta precatória é uma forma de comunicação entre juízos, que estão em estados diferentes, com objetivo de cumprir algum ato processual. Por meio da carta precatória, o juiz competente para atuar em um processo requisita ao juiz de outro Estado ou comarca o cumprimento de algum ato necessário ao andamento do processo.

4.2.1. o acusado deverá ser citado e intimado para manifestar-se sobre a proposta em audiência a ser designada no Juízo deprecado; 4.2.2. havendo aceitação da proposta a carta precatória permanecerá no juízo deprecado para fins de fiscalização e cumprimento, com a comunicação ao juízo deprecante.

em caso de carta precatória não cumprida, intimar o interessado para manifestação. 8. Colocar os autos no escaninho correspondente. Meio eletrônico.

A distribuição da carta precatória digital será feita pelo advogado por meio de peticionamento eletrônico obrigatório, tanto nos processos com justiça paga quanto nos processos com justiça gratuita, mesmo quando as fazendas Municipal ou Estadual figurarem como parte.

Além de carta precatória criminal e cível, há outras áreas do Direito que também podem expedir esse documento, porém, não há norma específica para cada uma, sendo utilizada em sua maioria as que constam no CPC.

A carta precatória não possui um prazo de cumprimento específico, pois quem definirá o prazo que o juiz deprecado terá para cumprir a execução da ordem definida será o juiz deprecante. Entretanto, o artigo 261 do Novo CPC pede para que o juiz que emite o instrumento estipule um prazo baseado na natureza da diligência.

Como saber se a carta precatória foi cumprida? Para saber se a carta precatória foi cumprida você deve entrar em contato com o juiz que a recebeu. Nesse sentido, se a carta foi enviada ao juízo da comarca X, é ele quem terá a informação sobre o seu cumprimento.

É uma requisição de pagamento de uma quantia certa feita ao ente público (União, Estado, município, suas autarquias ou fundações), em virtude de decisão judicial definitiva e condenatória, que possibilita à pessoa vitoriosa receber o crédito da condenação.

Em caso de citação por carta precatória, o termo inicial do prazo para apresentação da contestação é a data de juntada da carta aos autos de origem, conforme dispõe o art. 241 , IV , do CPC/1973 (art. 231 , VI , segunda parte, do CPC/2015 ).

A devolução da carta precatória será feita de forma eletrônica, por meio da tarefa “[Carta] Devolver Carta Precatória”, devendo ser incluídas no processo eletrônico somente as peças essenciais à compreensão dos atos realizados, juntamente com certidão constando o seu cumprimento. 3.2.2.

Na execução por carta, os embargos do devedor serão decididos no juízo deprecante, salvo se versarem unicamente vícios ou defeitos da penhora, avaliação ou alienação dos bens.

Juiz que ordenou a expedição da carta precatória na qual se faz requisição da prática de diligência ou ato na jurisdição do juiz deprecado.

Tabela “A” + TAXA JUDICIÁRIA

Tabela “A” + TAXA JUDICIÁRIA (Primeira Instância)
GRUPO 4Processo de competência da Vara de Precatórias Cíveis e da Vara de Precatórias Criminais (ação penal privada).
HistóricoVALOR DAS CUSTAS
Cartas de Ordem, Rogatória e Precatória Cíveis222,70
Carta Precatória Criminal222,70