O que e burguesia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Burguesia é um termo com vários significados históricos, sociais e culturais. A palavra se origina do latim burgus, significando "cidade", adaptada para várias línguas europeias. Burgueses, por extensão, eram os habitantes dos burgos, em oposição aos habitantes do campo.

Burguesia é uma classe social do regime capitalista, onde seus membros são os proprietários do capital, ou seja comerciantes, industriais, proprietários de terras, de imóveis, os possuidores de riquezas e dos meios de produção.

Se, anteriormente, ambas faziam parte do terceiro estado — o povo —, hoje o burguês representa a classe dominante. É ele quem detém o poder político e econômico, a partir do momento em que é dono dos meios de produção do capitalismo.

Nobreza: a classe social detentora das terras de onde se extraía a riqueza, principalmente durante a Idade Média. Burguesia: a classe social detentora do comércio que renasceu entre os séculos XIV e XV.

Burguesia é compreendida como a classe dominante, dona dos meios de produção, das matérias-primas e detentoras do capital financeiro. Já o proletariado representa a classe trabalhadora, dona apenas da própria força de trabalho. Essa distinção é feita com base na doutrina marxista.

3 sinônimos de burguesia para 1 sentido da palavra burguesia: Classe social: 1 classe média, mediocracia, mesocracia.

A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, joias, etc.) e prestação de serviços (atividades financeiras).

O burguês defendia valores que eram estranhos à sociedade medieval como a liberdade pessoal, livre comércio, direitos religiosos e civis. Ao mesmo tempo, a Europa vive o chamado “Renascimento Comercial” através das Cruzadas, e da expansão ultramarina dos séculos XV e XVI.

O renascimento urbano europeu teve início no século XI. A partir do crescimento comercial surgiu a burguesia, formada por comerciantes que desenvolveram o capitalismo.

O proletariado é um termo empregado desde o Império Romano para designar a classe social mais baixa (proletarii), que cumpria a função de gerar filhos (prole) para expansão demográfica do império.

As principais características da burguesia são: posse dos meios de produção, acumulação de capital, controle comercial e industrial e influência política. A burguesia teve seu início na Baixa Idade Média, quando os servos saíram das terras de seus senhores e passaram a viver em pequenas cidades, chamadas de “burgos”.

Burgos foram um modelo de cidade pequena que surgiu na Europa na transição para a Idade Moderna, existindo fora da estrutura feudal. Estas cidades eram algo entre um espaço urbano e um rural. Havia muita movimentação, produção de bens e recursos — os quais eram a base para manutenção de vários vilarejos próximos.