O que é bom para tirar a cera do ouvido?

Perguntado por: eevangelista . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

A consistência do azeite ajuda a amolecer a cera, facilitando a sua retirada e diminuindo a sensação de ouvido tapado. A indicação é inclinar a cabeça e pingar o óleo levemente. Pode-se fazer isso por até três dias seguidos.

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Como retirar o excesso de cera do ouvido
O acúmulo de cera que causa obstrução com sintomas deve ser removido com um médico habilitado através de lavagem, curetagem ou aspiração. Não é aconselhado introduzir cotonete dentro do conduto auditivo, pois pode machucar o tímpano ou causar uma infecção.

Como desentupir o ouvido de cera? A única maneira de remover a cera do ouvido afetado com segurança é consultar um médico especializado. Não devemos tentar remover a cera de ouvido usando cotonete, óleo de bebê ou água oxigenada.

O Cerumin é um remédio indicado para desentupir o ouvido, ajudando a remover o excesso de cera, pois possui duas substâncias na sua composição, a trolamina, que ajuda a amolecer e dissolver a cera acumulada dentro dos ouvidos, e a hidroxiquinolina, que tem ação antifúngica e desinfetante.

A maneira correta de limpar os ouvidos é passando suavemente uma toalha limpa e macia após o banho, somente onde o dedo alcança, sem forçar a entrada do canal auditivo.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

A cera é uma substância benéfica, produzida pela pele do canal auditivo, que ajuda na proteção do ouvido e contém substâncias com propriedades antibacterianas. De acordo com a otorrinolaringologista, o ouvido tem mecanismos próprios que permitem a expulsão lenta e periódica do excesso de cera.

Alguns exemplos são perda de audição, coceira, ouvido tapado, sensação de zumbido, otites, dores, etc. Se alguma dessas reações acontecer, é indicado procurar atendimento médico para que a situação possa ser avaliada e, caso necessário, a cera seja retirada da forma correta.

A sensação de ouvido entupido é chamada de plenitude auricular. O paciente sente que há um bloqueio no ouvido, tornando os sons abafados, mesmo quando não há nenhuma barreira física no ouvido interno. O sintoma pode surgir isoladamente, mas é frequentemente acompanhado de vertigem, náuseas, dores de cabeça e acufenos.

Apertar a seringa ligeiramente e jogar um pequeno jato de água morna dentro do ouvido; Esperar cerca de 60 segundos nessa posição e depois virar a cabeça de lado para deixar a água suja sair; Secar bem a orelha com uma toalha macia ou com um secador de cabelo em temperatura baixa.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.