O que é blasfêmia contra o Espírito Santo de Deus?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

Blasfêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus. Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável.

A blasfêmia contra o Espírito Santo é um pecado imperdoável conforme indicado na Bíblia Sagrada (Mateus 12:31; Marcos 3:28-30). Basicamente blasfemar contra o Espírito Santo significa “falar contra o Espírito Santo”. A pessoa que blasfema contra o Espírito Santo insulta Sua honra, Suas obras e Sua divindade.

Algumas formas de blasfêmia são:

  • Rejeitar Jesus como salvador.
  • Amaldiçoar Deus.
  • Falar mal de Deus e de Suas obras.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

1. Dito ímpio ou insultante contra o que se considera como sagrado. 2. Dito indecoroso contra pessoa muito respeitável.

O pecado contra o Espírito Santo consiste na rejeição da graça de Deus; é a recusa da salvação. Implica numa rejeição completa à ação, ao convite e à advertência do Espírito Santo.

Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). Se possível, você deve reparar os danos causados por suas ações.

A blasfêmia é o ataque à honra de divindades cultuadas pelos mais diversos grupos religiosos e precisa ser combatida pela legislação. Esse PL não trata apenas de garantir a liberdade de culto e a preservação de objetos sagrados, mas visa, sobretudo, o respeito às divindades cultuadas e à fé dos seus seguidores.

substantivo feminino Discurso, palavra proferida, que ofende fortemente uma divindade, insulta uma religião ou tudo que pode ser considerado sagrado. Discurso, expressão, opinião, enunciado capaz de denegrir e ofender algo respeitoso ou reverenciado.

2 afronta, agravo, ataque, desacato, insulto, ofensa, ultraje.

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

O Espírito está sempre à disposição para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, Ele fala mansamente por intermédio de seus sentimentos e pensamentos. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo.

Jesus responde-lhe que deve perdoar setenta vezes sete. Isto é, sempre. Que não deve haver limites ao perdão. Esse é o olhar de Deus.

Como de praxe, fomos buscar em um dicionário etimológico o significado da palavra blasfêmia: vem do latim eclesiástico (blasphemia), sendo que este possui uma origem grega (blaptein = ferir, danificar; pheme = reputação), e pode ser usada em diversas situações.