O que é aristocratas?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 5 votos

Aristocracia, sinônimo de elite, é uma palavra que pode ser traduzida literalmente como “o governo dos melhores”.

Aristocracia é uma forma de governo na qual o poder político é reservado a uma classe social que detém privilégios passados hereditariamente.

Aristocracia passou a ser concebida como um grupo que possui algum tipo de privilégio. Como por exemplo, a nobreza e as elites urbanas. Por isso, muitas vezes ela será vista como o grupo que dá suporte aqueles que estão no poder.

A aristocracia é um regime político no qual uma classe minoritária em uma sociedade detém poderes e privilégios próprios para governar. Geralmente a aristocracia está ligada à nobreza, e a obtenção desse poder se dá pela hereditariedade familiar.

Durante o Brasil Império, a aristocracia brasileira foi criada através de seus dois monarcas. É comum se falar em aristocracia rural no século XIX. Isto ocorre, pois os grandes proprietários rurais, receberam títulos de nobreza - normalmente de "barão" - do Imperador D. Pedro II.

Nela, o poder é regido pelos nobres, que buscam privilégios para apenas uma classe da sociedade. Passando de geração em geração, essa forma de gestão acaba sendo controlada por apenas um grupo.

20 sinônimos de aristocracia para 3 sentidos da palavra aristocracia: Classe dos nobres: 1 nobreza, fidalguia, elite, nata, casta, alta-roda, alta, patriciado, patriciato.

Aristocracia significa nobreza. É a classe social superior. O termo aristocracia tem origem no grego “aristokrateia”, que significa “governo dos melhores”. Aristocracia é uma forma de organização social e política em que o governo é monopolizado por uma classe privilegiada.

Na visão de Aristóteles, as formas de governo constitucionais seriam a monarquia (ou realeza), a aristocracia e a politéia, que são contrapostas pela tirania (desvio da monarquia), pela oligarquia (forma degenerada da aristocracia) e pela democracia (a versão deformada da politéia).

Ducados

TítuloData de criaçãoTitulares
Duque de Caxias23 de março de 1869Luís Alves de Lima e Silva
Duquesa do Ceará13 de agosto de 1828Maria Isabel de Alcântara Brasileira
Duquesa de Goiás24 de maio de 1826Isabel Maria de Alcântara Brasileira
Duque de Santa Cruz5 de novembro de 1829D. Augusto Carlos Napoleão de Beauharnais

Os aristocratas possuíam privilégios em relação às outras classes sociais. Eram detentores de grandes propriedades rurais e tinham uma grande influência na condução da vida política de seus países. A aristocracia tinha um jeito próprio de se vestir e frequentava apenas locais destinados ao seu grupo.

O desenvolvimento de Atenas deu-se em um cenário que o poder político da cidade concentrava-se na mão da elite (aristocracia), dona das terras e riquezas. Essa elite de ricos era conhecida como eupátridas.

Quais são os principados existentes no mundo hoje? Atualmente há três pequenos países que são principados independentes: Andorra, Liechtenstein e Mônaco, todos localizados na Europa.

Na Europa, países como Bélgica, Dinamarca, Espanha, Holanda Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Noruega e Suécia são monarquias. No Oriente Médio, a lista inclui Arábia Saudita, Catar e Kuwait, entre outros. Na Ásia, o exemplo mais conhecido é o do Japão.

Ao longo do reinado da rainha Elizabeth II, a Casa de Windsor – como é chamada a família real britânica – se tornou a monarquia mais famosa do mundo e uma das marcas de maior sucesso em todo o planeta.