O que é ansiedade noturna?

Perguntado por: abernardes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Ansiedade noturna pode ser porta de entrada para problemas maiores. Deitar-se e lembrar-se de compromissos, tarefas pendentes e problemas a resolver, a ponto de perder o sono ou demorar muito para dormir, pode ser um sinal de ansiedade noturna.

A sensação de não estar no controle do próprio corpo acaba prolongando o mal-estar. Outros sintomas da crise de ansiedade são: suor frio, náusea, sensação de garganta fechada, choro compulsivo, angústia, entre outros. Eles podem ser desencadeados tanto antes do adormecer quanto durante o sono, acordando o indivíduo.

Nesse tipo de crise ansiosa, a pessoa até consegue dormir, mas acorda várias vezes durante a noite. Depois que acorda, passa vários minutos ou horas tentando voltar a dormir, mas tem muita dificuldade para retomar o sono. São vários os motivos que levam a esses despertares noturnos.

Ansiedade noturna: 6 dicas para acabar com esse transtorno

  1. Exponha a ansiedade. Quando os pensamentos ansiosos invadirem sua mente, identifique a raiz da ansiedade e fale sobre ela em voz alta. ...
  2. Visualize coisas boas. ...
  3. Relaxe o corpo todo. ...
  4. Aceite a incerteza. ...
  5. Escreva os problemas. ...
  6. Leia um pouco.

Entretanto, quando a ansiedade noturna se instala, Treadway explica que o corpo está mudando para seu ritmo circadiano natural. "A luz está diminuindo, a produção de melatonina no corpo está aumentando e nosso corpo está nos dizendo para descansar", diz ela.

Falta de rotina: Contar com uma rotina organizada é importante para o bem-estar e para a motivação de todas as pessoas. Isso porque, a falta de planejamento e de organização ocasionam o agravamento da ansiedade e da procrastinação.

Chamada de mioclonia do sono, essa condição envolve pequenos espasmos e tremedeiras repentinas que acontecem enquanto a pessoa dorme. É um sintoma involuntário, que pode ocorrer afetando músculos menores e causando movimentos principalmente dos braços ou das pernas, assemelhando-se a espasmos musculares.

Quem nunca passou por uma crise de ansiedade antes pode até achar que está sofrendo um infarto, tamanha a intensidade desses sinais. Rapidamente, a sensação de mal-estar e angústia toma conta dos pensamentos. O tempo de crise é variável, mas a média é entre 30 e 40 minutos.

A ansiedade e o sono
O mesmo acontece com pessoas sem os distúrbios quando estão sob estresse muito forte: elas demoram mais para pegar no sono e acordam com mais frequência de madrugada. A diferença é que, para os ansiosos, isso acontece repetidamente, muitas vezes todos os dias.

A ansiedade causa angústia, tensão e insegurança, o que estimula pensamentos negativos e vergonha quando a situação não se desenrola da maneira desejada. Além dos sintomas psicológicos, a ansiedade gera desconforto físico, como tremores pelo corpo, náusea ou vômito, suor excessivo e até crise de choro.

Quem sofre com transtornos de ansiedade geralmente se vê tomado por pensamentos negativos que invadem a mente sem aviso. "Pessoas com transtornos de ansiedade são pessimistas. Elas acreditam que algo ruim está prestes a acontecer, mesmo que não haja nenhuma evidência que aponte para isso.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas – Assim como o açúcar, o álcool tem uma rápida absorção no corpo e promove uma falsa impressão de felicidade e energia ao nosso cérebro. Como essa energia se esgota rapidamente, seu cérebro fica pedindo mais para que você possa continuar tendo aquela sensação boa novamente.

Os alimentos que pioram a ansiedade são aqueles que causam inflamação sistêmica no organismo, culminando, inclusive, na inflamação cerebral, gerando o estresse crônico e desequilíbrios na microbiota intestinal. São eles: Farinha branca, como bolos, biscoitos, salgados e pães. Doces em geral.

Controle sua respiração por um minuto
Ao controlar a respiração, estaremos controlando o ritmo do coração e reduzindo a sensação de ansiedade. A dica é respirar profundamente pelo nariz, segurar o ar e soltar lentamente pela boca.

O teste DASS-21 foi desenvolvido para mensurar, definir e compreender os estados emocionais negativos da depressão, da ansiedade e do estresse. Eles são avaliados considerando a permanência e a severidade de suas ocorrências.