O que e a probabilidade subjetiva?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.9 / 5 13 votos

O que é a Probabilidade Subjetiva? A probabilidade subjetiva é a medida da crença de uma pessoa individual de que um evento ocorrerá. Com essa visão de probabilidade, é perfeitamente sensato falar intuitivamente sobre a probabilidade do IBOVESPA subir amanhã.

Podemos, por outro lado, entender a probabilidade objetiva como sendo um número real associado a um evento (E), destinado a medir sua possibilidade de ocorrência. Onde: m = número de resultados favoráveis ao evento E; n = número de resultados possíveis, desde que igualmente prováveis.

1. Probabilidade subjetiva (palpite) □ 2. Probabilidade empírica (baseado em uma pesquisa) □ 3. Probabilidade clássica (resultados igualmente prováveis)).

É qualquer experiência cujo resultado não seja conhecido. Por exemplo: ao jogar uma moeda e observar a face superior, é impossível saber qual das faces da moeda ficará voltada para cima, exceto no caso em que a moeda seja viciada (modificada para ter um resultado mais frequentemente).

Probabilidade é o estudo das chances de obtenção de cada resultado de um experimento aleatório. A essas chances são atribuídos os números reais do intervalo entre 0 e 1. Resultados mais próximos de 1 têm mais chances de ocorrer. Além disso, a probabilidade também pode ser apresentada na forma percentual.

A probabilidade pode ser representada como fração, como porcentagem ou como número decimal. A probabilidade é sempre um número decimal entre 0 e 1, ou uma porcentagem entre 0% e 100%. Se P(A) = 0 então A é um evento impossível. Se P(A) = 1 então A é um evento certo.

A probabilidade é calculada dividindo-se o número de resultados favoráveis pelo número de resultados possíveis. Exemplo: No lançamento de um dado, um número par pode ocorrer de 3 maneiras diferentes dentre 6 possíveis. Sendo 3 o número de resultados favoráveis e 6 o número de resultados possíveis.

a) lançamento de uma moeda; b) lançamento de um dado; c) determinação da vida útil de um componente eletrônico; d) previsão do tempo.

Usos da probabilidade
É utilizada em muitas áreas como matemática, estatística, física, economia, ciências sociais, entre outras.

A probabilidade proporciona um modo de medir a incerteza e de mostrar aos estudantes como matematizar, como aplicar a matemática para resolver problemas reais.

Não se atribui o desenvolvimento de uma teoria a Cardano, pois propusera nenhum teorema. A Teoria das Probabilidades surgiu nos meados do século XVII, sendo atribuída sua autoria a Blaise Pascal (1623-1662), juntamente a Pierre de Fermat (1601-1665), ambos matemáticos e amigos de longa data.