O que devemos fazer antes de orar?

Perguntado por: emata . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

Antes de começar, encontre um lugar tranquilo onde se sinta confortável. Uma boa maneira de começar é dirigir-se a Deus chamando-o pelo seu nome. Pode dizer “Amado Deus”, “Amado Pai Celestial”, “Nosso Pai que estás nos céus”, ou simplesmente “Deus”.

Considere iniciar com alguns minutos de silêncio e meditação. Um curto período em silêncio pode ajudar as pessoas a se conectarem com Deus. Incentive os participantes a se concentrarem completamente no Senhor durante este tempo. O grupo pode cantar dois ou três hinos antes das orações.

Mateus 6.5-8. Oração. Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.

A resposta é sim, você pode orar deitado. Nenhuma entidade espiritual, seja Deus, Jesus Cristo, santos, orixás ou Anjos da Guarda ou outras divindades de outras religiões não se importam em sua postura na hora de rezar. Por isso, você pode orar deitado.

Orar com Sinceridade
Depois de sua oração, você pode ouvir os sentimentos e as intenções que lhe vêm ao coração. Um deles pode ser a resposta para sua oração. Quando oramos com um coração sincero e com real intenção, nosso Pai Celestial responde de acordo com a fé que temos Nele.

Segundo as orientações da Igreja, a Lectio Divina consiste em cinco passos: leitura, meditação, oração, contemplação e ação. “São passos que ajudam na contemplação com Deus”, detalha.

O primeiro passo para uma vida de oração é o tempo, pois existe um momento para cada coisa, e devemos viver o nosso tempo de oração com qualidade. O segundo passo para mergulharmos em uma vida de oração é o lugar. Celebramos hoje a memória de Santa Teresa D'Ávila.

Jesus disse que precisamos orar com sinceridade pelas coisas de que necessitamos. O Salvador fez uma oração para mostrar aos discípulos como deveriam orar. Ele começou dizendo: “Pai nosso, que estás no céu…” Jesus louvou o Pai Celestial e pediu-Lhe ajuda. No final da oração, disse “amém”.

Um dia, Jesus estava orando em certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou a seus discípulos”.

Comece seu estudo com uma oração
Depois, peça-Lhe sabedoria e entendimento ao ler. Peça orientação específica para sua vida. Quando terminar sua oração, diga “em nome de Jesus Cristo, amém”. Orar antes de estudar mostra a Deus que somos humildes e queremos Sua ajuda e orientação.

Você pode orar em voz alta ou mentalmente.

O missionário redentorista padre Lucas Emanuel explica, no quadro "Religião também se aprende", da Rádio Aparecida, por que algumas vezes sentimos sono quando estamos rezando. Em sua explicação, o padre relaciona o sono à paz que a oração proporciona.

Na verdade, não precisa estar de joelhos ou de pé, nada disso. Basta elevar o pensamento ao Senhor e começar a orar, mesmo digitando um texto, ou diante de um professor na faculdade, mesmo em uma reunião no trabalho, é só nesse momento a pessoa se ligar com o Senhor.

Você quer pedir algo a Deus, mas não sabe como? Ele ouve suas orações, mas nem sempre provê exatamente aquilo que você pediu. É importante louvar ao Pai e pedir perdão pelos seus pecados antes de suplicar pelo que... Você só precisa aceitar essa graça.

Ler o ensinamento espiritual e refletir sobre ele, sistematizar o conhecimento divino, relacionar os conceitos de várias escolas de pensamento espiritual, identificando o que elas têm de comum e de mais elevado são práticas que podem auxiliar a mente a não se desviar do caminho.