O que Deus fala para a serpente?

Perguntado por: asilveira7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 19 votos

14 E o Senhor Deus disse à aserpente: Porquanto fizeste isso, bmaldita serás mais que todo o gado, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

Primeira metade da maldição
Deus disse à serpente: “maldita é você entre todos os animais, domésticos e selvagens. Você se arrastará sobre o próprio ventre, rastejará no pó enquanto viver” (Gênesis 3:14, NVT).

Números 21:8–9—O Senhor manda Moisés fazer uma serpente de bronze para curar aqueles que olhassem para ela. 1 Néfi 17:40–42—Néfi lembra que o Senhor guiou os israelitas à terra prometida, mas que, por causa da dureza de coração dos israelitas, muitos morreram devido às picadas das serpentes.

O historiador busca compreender em seu texto, de modo especial, a motivação da serpente para desejar destruir o casal primordial: a inveja da felicidade deles. Adão e Eva estavam vivendo felizes em obediência, logo, transgredir o mandamento de Deus poderia ser o que os levaria à Queda.

Em Gênesis 3.15, como parte da maldição sobre a serpente, Deus introduz uma promessa de salvação para a humanidade. Através da inimizade entre a serpente e sua “semente” e a mulher e sua “semente”, Deus determina um fim para o cativeiro do pecado recém-inaugurado.

A cobra simboliza a força vital, o renascimento, a renovação, a criação, a ressureição, a vida e morte. Esse animal reservado, misterioso e, algumas vezes, venenoso, possui diversas simbologias, ora boas e ora más, uma vez que muitas culturas associam a cobra ou serpente com algum deus ou demônio.

Em geral, as cobras são símbolos da força vital, da cura e da renovação, do renascimento, da criação da vida, da fertilidade e até mesmo da sensualidade. A sua representação depende muito da cultura ou religião na qual está inserida.

A palavra prudente aponta para “inteligência, esperteza, sabedoria, cautela”. Assim como a serpente tem todas essas características que trazem a ela mais segurança para escapar de seus predadores, os liderados também deveriam buscar essa característica. (3) Jesus segue dizendo para eles serem “simples como as pombas”.

Ou seja, ela nos ensina novamente que o equilíbrio é o ponto-chave de sua cura, por isso seu veneno também é seu próprio remédio! Se eu ataco de forma imprudente, adoeço porque o que dói no outro dói mais em mim! Antes de tudo, observe e se afaste do perigo!

A serpente é um animal extremamente prudente. Você não a vê por aí. Geralmente, seu ataque acontece sem ao menos a vítima perceber sua presença. Ela observa bem tudo ao seu redor.

Diane (ディアンヌ Diannu) é um membro dos Sete Pecados Capitais e é conhecida como o Pecado da Serpente da Inveja.

As serpentes vivem predando os animais que formam a base da cadeia alimentar, como roedores, pássaros, morcegos, peixes e até moluscos. "Elas são mesopredadores, o que significa que tanto servem de alimento para os predadores de topo quanto consomem os que estão abaixo.

De forma geral, porém, todas as espécies de cobras têm um hábito alimentar em comum. Todas as cobras são carnívoras. Isso significa que a necessidade energética e nutricional desses bichinhos só pode ser suprida por meio do consumo de outros animais.

Um dos propósitos do Livro de Mórmon é nos ajudar a entender melhor as outras escrituras. Um bom exemplo disso é a história das “serpentes ardentes” — ou seja, serpentes venenosas — que perturbavam os israelitas enquanto estavam no deserto. Você provavelmente já ouviu essa história. Néfi a menciona, assim como Alma.

Resumo. Tradicionalmente, a serpente (hebraico nāḥāš) tem sido interpretada como um símbolo negativo, em algumas fontes como o veículo usado pelo tentador para causar a queda da humanidade.