O que dá para fazer com 500 pontos no Enem?

Perguntado por: emello . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 14 votos

Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta.

Se você teve média de 500 pontos no Enem e pretende fazer um financiamento pelo Fies, você pode entrar em cursos como Administração, Biomedicina, Ciências Sociais, Design, Direito, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Física, Geografia, Marketing e Nutrição.

Com base nos resultados, geralmente notas de 550 pontos ou mais são seguramente acima da média, com exceção da redação, em que será preciso fazer aproximadamente 600 pontos. Logo, nesse caso, a tendência é você já ser competitivo, ainda que não tenha uma grande margem de escolha.

Quanto precisa tirar no Enem para passar em Medicina pelo Sisu. A pontuação média necessária para ser aprovado em Medicina no ENEM através do Sisu é atualmente de 812 pontos. A nota mais alta alcançada é de 920 pontos, enquanto a menor nota é de 772 pontos.

400 pontos no Enem dá para qual curso? Saiba qual escolher

  • Engenharia Sanitária e Ambiental.
  • Engenharia de Pescas.
  • Letras – Português.
  • Ciências Biológicas.

Sisu 2023/1
Letras na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - 497,72. Pedagogia na Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT) - 495,68. Ciências Biológicas na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - 494,64. Geologia na Universidade Federal de Roraima (UFRR) - 494,4.

450 pontos

Para se inscrever são aceitas as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. Com uma pontuação próxima ao mínimo exigido é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados.

Médias das notas
A nota máxima alcançada foi de 826,1 e a nota mais baixa, 295,2.

Geralmente, a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.

A jovem estudante Letícia Marques de Abreu, 18 anos, ficou muitas noites em claro enquanto se preparava para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O esforço rendeu à jovem a nota máxima (1.000 pontos) na redação.

Existem cursos em que os candidatos puderam entrar com a nota mais baixa permitida no SiSU e ProUni, que é de 450 pontos, indo até, no máximo, 500 pontos.

Com a nota do Enem, caso atinja a pontuação mínima exigida (normalmente 300 pontos), o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular. Para isso, basta ter o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.