Como conseguir um exame de ressonância magnética pelo SUS?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 13 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Para isso, você precisa entrar em contato ou ir até a unidade de saúde que deseja atendimento, seja um posto de saúde ou hospital, e solicitar que eles façam o seu cadastro na unidade. Feito isso, você já pode acessar o site ou aplicativo para agendar.

O exame de ressonância magnética pode ser feito gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) ou em clínicas populares.

Como a ressonância magnética pode ser feita para estudar vários tecidos, órgãos e sistemas, médicos generalistas e especialistas podem solicitar esse teste. Listo alguns tipos de médicos que pedem o exame com frequência: Ortopedistas. Neurologistas.

Após o cadastro no SUS e agendamento de consulta, o paciente passará primeiramente com o clínico geral. Ao identificar, por meio de exames, possíveis sinais de um câncer – ou qualquer outra doença – o médico poderá realizar o encaminhamento ao especialista.

Somente é possível agendar um exame de ressonância magnética com a requisição do médico. O exame deve ser feito a partir dos seus sintomas ou dentro de um checkup para avaliar sua saúde. Esta indicação médica é necessária para ter clareza do local que precisa ser estudado e o tipo de exame.

O preço de uma ressonância da coluna pode variar entre R$ 800,00 e R$1500,00, dependendo do tempo de duração e da área a ser visualizada e avaliada. Depende também da clínica onde será realizada.

No final, basta que ele se levante e pode ser encaminhado a uma sala para se trocar. O resultado da ressonância magnética fica pronto em, no máximo, 3 a 7 dias.

Um dos maiores motivos para os altos valores cobrados em exames de imagem sofisticados reside no custo que esses aparelhos têm, além da exigência de mão de obra extremamente qualificada para operá-los.

Uma ressonância magnética geralmente dura de 15 minutos a uma hora, mas as imagens são tiradas em uma série de conjuntos. Cada sequência contida num exame dura de 2 a 3 minutos, o exame pode variar dependendo da quantidade de sequências . Durante esse tempo o paciente precisa sim ficar totalmente imóvel.

A ressonância magnética é altamente eficiente para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações, infecções na medula espinhal, lesões nos ombros, tendinite, derrame em estágio inicial, ligamentos rompidos no pulso, joelho e tornozelo.

Quais são os exames que o plano de saúde não cobre?

  • Exames para tratamento de emagrecimento com finalidade estética.
  • Exames para tratamento de rejuvenescimento.
  • Exames para cirurgia experimental.
  • Outros.

“Exame radiológico só pode ser requisitado por médico. Qualquer ato que vise diagnóstico, prognóstico ou terapêutico (execução ou prescrição) é ato médico e, portanto, privativo desse profissional. Comete falta ética o médico que aceitar realizar exame radiológico não solicitado por médico.”