O que colocar no rodapé de um documento?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 27 de setembro de 2023
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Uma nota de rodapé é uma referência colocada na parte inferior de uma página ou no rodapé. Ao escrever seu trabalho de pesquisa, você pode usar uma nota de rodapé para citar fontes de fatos ou citações. Notas de rodapé são referenciadas no texto da mesma maneira que uma citação.

Cabeçalho e Rodapé
No cabeçalho coloca-se o nome da escola; no rodapé coloca-se o nome do(s) autor(es) do trabalho e o n.º da página. Deve utilizar-se um corpo de letra inferior ao do texto (ex.: corpo 7 ou 8).

Diferentemente do cabeçalho, o rodapé fica na parte inferior da página. Nele também é possível incluir diferentes tipos de informações, como citações de autores, esclarecimentos de termos ou numeração de página.

Vá para Inserir > Cabeçalho e Rodapé. Adicione ou header ou texto do rodapé. Use o menu Opções para personalização adicional. Para sair, selecione Fechar o Header e o Rodapé ou pressione Esc.

São esclarecimentos, complementações ou observações que não são incluídas no texto para não interromper a sequência lógica da leitura, podendo ser utilizadas quando não se emprega o sistema numérico de citações.

O rodapé tem por função proteger as paredes contra a umidade que pode ocorrer se houver derramamento de água como na hora da limpeza, além de proteger a parede contra impactos de batidas de objetos e riscos que podem ocorrer ao afastar móveis ou sapatos em contato com a parede.

Clique duas vezes na área do cabeçalho ou rodapé (perto da parte de cima ou de baixo da página) para abrir a guia Cabeçalho e Rodapé. Verifique a primeira página diferente para ver se ela está selecionada. Se não for: Selecione Primeira Página Diferente.

O cabeçalho ou header do Microsoft Word é indicado para incluir informações sobre o documento, como o autor e número da página. É possível padronizar esses dados em todas as folhas do arquivo ou ter um header diferente em páginas ímpares e pares.

Quais são as normas ABNT para as notas de rodapé?

  1. Espaçamento entrelinhas simples;
  2. Fonte Times New Roman ou Arial;
  3. Tamanho 10;
  4. Separação com um traço de 3 cm entre as notas de rodapé.

Escreva o texto da nota de rodapé; Na barra superior clique em “Inserir”; Selecione “Nota de rodapé”; Preencha as informações da nota.

Os Cabeçalhos aparecem na parte superior das páginas e os Rodapés aparecem na parte inferior. Além de conterem habitualmente informação útil como o número de página, o nome do documento ou do autor, é também possível colocar imagens ou texto com qualquer formatação, tornando um documento mais apresentável.

Significado de Rodapé
O pé de uma página impressa; artigo inserido na margem inferior da página de um jornal.

Adicionar números de página a um cabeçalho ou rodapé no Word

  1. Clique ou toque no cabeçalho ou no rodapé para o qual deseja que os números de página sejam enviados.
  2. Vá para Inserir > Numeração de Páginas.
  3. Selecione a posição atual.
  4. Escolha um estilo.

Quando um autor é citado pela primeira vez no trabalho, sua obra deve ter a referência completa em nota de rodapé.

Nota de rodapé é uma anotação colocada ao pé de uma página de um livro, ou documento, adicionando comentário de referência ou fonte, ou ambos, para parte do texto da matéria na mesma página.