O que Chico Xavier gostava de comer?

Perguntado por: asalgueiro6 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 16 votos

O prato predileto de Chico Xavier foi revelado pela cozinheira Dinorah Cândido que esteve ao seu lado por mais de 40 anos. Chico adorava frango de panela com farofa de abobrinha. E é esse o menu que será a estrela do Special Gourmet.

Antes que possa vir más interpretações e indignação diante da visão espírita sobre o tema, venho afirmar que o espiritismo não proíbe nada. Se você ainda não conseguiu deixar de comer carne vermelha isso não fará você menos espírita ou um espírita ruim. Não se sinta triste.

Se confessava, comungava, comparecia pontualmente a missa e acompanhava as procissões. Levantava cedo para começar as tarefas escolares e, em seguida ia para o serviço da fábrica onde trabalhava de três da tarde até onze da noite. Em 1925, Chico deixou a fábrica indo trabalhar na venda do Sr. José Felizardo.

Chico Xavier é o espírita modelar porque praticamente tudo em sua vida e obra dão testemunho do sistema de valores do espiritismo kardecista, além de realizar, como nenhum outro médium, o ideal de uma "interautoria" ou parceria autoral psicógrafo versus espírito.

Filho de um operário e de uma lavadeira, com cinco anos, Chico e oito irmãos ficaram órfãos de mãe. O pai se viu obrigado a entregar alguns dos filhos aos cuidados de pessoas amigas e o pequeno ficou com a madrinha, que o maltratava. Chico, ouvia por vezes a falecida mãe dizer que enviaria um anjo para a família.

Então quando nós pensamos na alimentação, a resposta é muito simples, segundo as obras de Kardec. Não há necessidade nenhuma de alimentação no plano espiritual, mesmo para Espíritos muito atrasados.

Açúcar. O açúcar calcifica a glândula pineal, que tem sido chamada de: glândula mestre da espiritualidade, sede da alma, antenas espirituais ou terceiro olho. Uma glândula pineal saudável é crucial para a vibração espiritual e para acessar níveis mais elevados de consciência e conectar-se em outro nível.

Mostra o caráter dinâmico e plástico com que a Umbanda constrói-se, sendo capaz de incluir entre as entidades do seu culto, mesmo um bem simbólico do Espiritismo, ciosamente guardado como uma marca identitária espírita brasileira.

Chico estava fraco, quase cego do olho esquerdo devido a uma catarata e andando apenas com amparo de auxiliares. Mas ele não desistia. Em 1993 foi obrigado a se afastar do atendimento ao público. Lutou contra a doença e voltou dois anos mais tarde.

O olho direito sofria de um estrabismo divergente pronunciado. Ao longo das décadas, Chico Xavier mudou bastante de aparência.

Em 1932, quando ele ganhava a vida como vendedor e tecelão e costumava publicar poesias em jornais — sempre atribuindo os textos a autores mortos —, ele lançou a antologia Parnaso de Além-Túmulo, uma coletânea de 60 poemas, assinados por nove poetas brasileiros, quatro portugueses e um anônimo.

Sempre usava óculos escuros porque sofria de um tipo de catarata que não tinha cura. Aos 4 anos, Chico Xavier dizia que via espíritos. O pai pensou que o menino estava com o “demônio no corpo”. O primeiro livro de Chico Xavier tinha 259 poesias ditadas por 56 poetas mortos, entre eles Olavo Bilac e Castro Alves.

Completam-se no dia 30 de junho os 20 anos da desencarnação de Francisco Cândido Xavier. Foi modelo de caridade e auxílio aos mais necessitados, seja do pão material ou alimento espiritual.