O que causa câncer de mama em jovens?

Perguntado por: ypereira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Isso acontece devido às exposições ao longo da vida ao sedentarismo, ao tabagismo, à obesidade (câncer de mama e alimentação), ao consumo excessivo de álcool, que provocam mutações genéticas, e mudanças biológicas do próprio envelhecimento, o que, de uma forma geral, aumentam esses riscos (veja também como reduzir o ...

O que causa o câncer de mama?

  • Obesidade e sobrepeso após a menopausa;
  • Sedentarismo (não fazer exercícios);
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X).

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença, tais como: idade, fatores endócrinos/história reprodutiva, fatores comportamentais/ambientais e fatores genéticos/hereditários (Adami et al., 2008).

Atualmente, cerca de 5% das mulheres jovens são acometidas pelo câncer de mama no Brasil. Antigamente, apenas 2% das mulheres com menos de 35 anos eram diagnosticadas com a doença. Esses números de desenvolvimento do câncer em mulheres mais novas acendem um alerta para as novas gerações.

câncer de mama está sempre relacionado a mulheres com 40 anos ou mais, porém, é importante alertar que o tumor também pode ocorrer entre pessoas jovens e, ainda, não é impossível ser identificado entre crianças, apesar de ser extremamente raro.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Pessoas mais altas correm mais risco de ter câncer, de acordo com um novo estudo feito com dados de mais de um milhão de pessoas e divulgado nesta semana.

Para reduzir o risco de câncer de mama, qualquer mulher deve considerar as seguintes medidas comportamentais: Manter uma dieta balanceada, rica em frutas e vegetais e com pouca gordura. Praticar atividades físicas regulares, pelo menos por 1 hora, 3 dias por semana. Evitar sobrepeso.

Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.

O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro. Nesse tempo, a paciente quase nunca sente algum sintoma ou vê algum sinal que indica que ela possa estar com câncer de mama.