Qual a diferença do Halloween no Brasil e nos Estados Unidos?

Perguntado por: ofogaca9 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 19 votos

A celebração do Halloween é comum em países de língua anglo-saxônica, como os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Nos países latinos, a comemoração também acontece, mas de forma mais tímida. No Brasil, não é diferente, a data é chamada de Dia das Bruxas e passa quase despercebida entre as comemorações brasileiras.

Historicamente falando, à medida que a festa foi se popularizando, o ato de fantasiar-se foi adotado junto da prática de “doces ou travessuras”. Assim, uma forma bem comum de celebrar o Halloween, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, é se fantasiando, e a fantasia escolhida vai da criatividade de cada pessoa.

O Halloween acontece durante o outono do Hemisfério Norte, em países como Estados Unidos, Canadá e todos os europeus. Nestes lugares, as pessoas costumam decorar as suas casas por dentro e por fora com a temática, incluindo teias de aranha, zumbis, vampiros, múmias, tumbas, imitação de sangue, etc.

Festas temáticas
As festas de Halloween nos Estados Unidos são famosas por suas temáticas elaboradas. Locais são decorados com elementos assustadores, como teias de aranha, morcegos, caveiras e fantasmas. Muitas vezes, há competições de fantasias, música temática e jogos para entreter os convidados durante a noite.

Geralmente o Halloween é mais difundido em países anglo-saxões. Os países de língua hispânica não celebram essa festa, e sim o Dia dos Mortos. Veremos, a seguir, como a Espanha, a Irlanda, o México e a Tailândia mantêm suas tradições em suas próprias celebrações do vínculo entre a vida e a morte.

No Brasil, o Halloween começou de forma tímida, em escolas de língua estrangeira no início da década de 1980. Hoje a data vem se tornando uma tendência nos grandes centros brasileiros.

A palavra Halloween é uma abreviação para a frase “All Hallows' Eve” ou “All Hallows' Evening” que – em inglês – significa a véspera de todos os santos. Ou seja, o dia anterior ao Dia dos Mortos, lembrado sempre em 1º de novembro.

Uma das principais diferenças está na simbologia, as pessoas que celebram o Día de Los Muertos usam máscaras de caveira, chamadas calacas e crânios de açucar são dados como presentes. Já os símbolos do Halloween incluem abóboras e várias menções a literatura de terror, incluindo vampiros, fantasmas e múmias.

Atualmente, nos Estados Unidos, a celebração está mais ligada ao mundo da brincadeira, diversão e socialização. O Halloween também é muito explorado comercialmente nos Estados Unidos. A venda de trajes e objetos relacionados à data faz movimentar o comércio das lojas e empresas relacionadas às festas.

Anualmente, comemora-se o Halloween no dia 31 de outubro. “Gostosuras ou travessuras?”, perguntam as crianças ao saírem fantasiadas pedindo doces de casa em casa.