Quais são as partes que constituem o núcleo da célula?

Perguntado por: acapelo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 18 votos

O núcleo tem seis constituintes:

  • Envoltório celular.
  • Cromatina.
  • Nucléolo.
  • Matriz nuclear.
  • Nucleoplasma.

O núcleo tem papéis muito importantes a desempenhar. Como contém material genético, ele coordena as atividades celulares, como a síntese proteica e a divisão celular. Anatomicamente o núcleo é formado por vários componentes, tais como o envelope nuclear, a lâmina nuclear, o nucléolo, os cromossomos e o nucleoplasma.

O nucléolo é uma região que pode ser vista no interior do núcleo e possui formato arredondado. O nucléolo é formado, principalmente, por RNA ribossomal e proteínas. Esse RNA é sintetizado a partir de instruções do DNA.

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo.

São estruturas que compõem o núcleo da célula, EXCETO: Plasmídeo.

O núcleo tem seis constituintes:

  • Envoltório celular.
  • Cromatina.
  • Nucléolo.
  • Matriz nuclear.
  • Nucleoplasma.

Componentes do núcleo. O núcleo contém nucleoplasma, substância onde fica mergulhado o material genético, e as estruturas importantes para desempenhar suas funções, como os nucléolos. E também há a carioteca ou membrana nuclear, que delimita o núcleo e envolve o material genético.

O núcleo apresenta formato variado, sendo normalmente arredondado ou alongado, com cerca de 5 a 10 μm. De uma maneira geral, cada célula apresenta apenas um núcleo, mas algumas podem ser multinucleadas, como é o caso das fibras musculares esqueléticas.

No interior do núcleo é possível encontrar corpos os nucléolos, compostos proteicos, DNA, RNA e os genes nucleares, também denominados de código genético. Estes genes são os responsáveis não só pelas características hereditárias, como também, pelo controle da maioria das atividades realizadas pelas células.

Núcleo é uma estrutura presente em todas as células eucarióticas. Ele é responsável por controlar todas as atividades celulares e armazenar informação genética.

Essas células são divididas em três grandes grupos: células eucarióticas, procariontes e vírus. As células eucarióticas são as mais complexas e incluem as células do sangue, da pele, do tecido nervoso e dos órgãos. As procariontes são as menos complexas e incluem as bacterias.

Núcleo: região onde se localiza o material genético e comando das atividades celulares; Membrana plasmática: envoltório fino e poroso que reveste a célula; Citoplasma: substância fluida onde se localiza o núcleo celular e as organelas; Organelas celulares: funcionam como órgãos e desempenham as atividades celulares.

Existem dois tipos de célula: as células procariontes, com estruturas mais simples, presente nas bactérias; e as células eucariontes, presente nos animais e vegetais.

A carioteca, também chamada de envoltório nuclear ou envelope nuclear, é um conjunto de membranas que reveste o núcleo celular de organismos eucariotos, separando o conteúdo nuclear do conteúdo citoplasmático. Ela é constituída de duas membranas formadas por uma bicamada lipídica e proteínas associadas.

Dentro do núcleo, o DNA está organizado em cromossomos, que são moléculas de DNA associadas a proteínas. Os cromossomos tornam-se mais compactos à medida que a célula se prepara para a divisão celular. Devido à presença do DNA, dizemos que o núcleo é o centro de controle de todas as atividades da célula.