O que as crianças autistas mais gostam de fazer?

Perguntado por: oflores . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 17 votos

Algumas pessoas autistas podem apresentar mais interesse em movimentos repetitivos. Por exemplo, elas gostam de acompanhar a rotação da máquina de lavar, das hélices do ventilador ou das rodas dos carros.

Atividades físicas para crianças autistas

  • Caminhada e natação: a atividade física não precisa ser difícil. Simples passeios ao ar livre com a criança podem agregar bastante à saúde. ...
  • Basquete: essa é uma ideia de atividade coletiva, que estimula a integração com um time. Mas pode ser futebol, vôlei, entre outros.

É comum que o autista tenha dificuldade de entender outras pessoas, como expressões faciais ou linguagem corporal. Além de não gostarem tanto de contato físico e afetivo. Também não gostam de compartilhar objetos e preferem brincar sozinhos. Por conta disso, sentem mais dificuldade de fazer amigos.

Um desenho animado infantil ou um brinquedo que estimule a imaginação, interação e, consequentemente, a comunicação são os mais recomendados. Visto que isso fará com que a criança aumente o interesse na atividade realizada.

Investigue os temas, sensações, cheiros, texturas e ações (como cócegas ou palmas, por exemplo) que sejam de interesse da criança. Utilize tudo isso no momento da interação para manter sua atenção em determinada atividade.

Quando se trata de crianças, um dos sinais mais comuns de autismo é a ausência da fala, ao menos nos primeiros anos de vida. Meu filho mesmo começou a falar aos 4 anos de idade. E o momento das primeiras palavras é sempre marcante para os pais.

Comportamentos restritos e repetitivos
Pessoas com autismo nível 1, assim como as que têm outros graus de autismo, gostam de determinados assuntos e costumam se aprofundar neles focando muitas vezes só nisso. Esse interesse restrito é chamado de hiperfoco, e pode ocorrer também com certos objetos.

Brincadeiras e ações interativas são ótimos momentos para estimular a linguagem funcional no autismo, como, por exemplo: fazer caretas e/ou bater palmas, empilhar legos, ou ficar em frente ao espelho e pedir para a criança nomear partes do corpo.

Estudo mostra que crianças autistas enxergam ilusões de ótica de modo diferente. Ilusões de ótica ajudaram cientistas a notar uma diferença no cérebro das crianças com autismo em relação aos neurotípicos, segundo relata o novo estudo publicado no periódico científico The Journal of Neuroscience.

Lembre-se de escolher um local fácil para limpar possíveis momentos de xixi e cocô na roupa e/ou no chão. Faça isso no espaço ou quarto reservado para a criança brincar, assim devemos acompanhá-la durante a brincadeira e prestarmos atenção nos sinais que ela vai demonstrando quando surge a vontade de evacuar.

As crianças com autismo costumam brincar sozinhas e apresentam movimentos repetitivos, como girar as rodinhas de um carro de brinquedo. Esses objetos despertam seu interesse, pois podem ser manipulados por um longo período, ainda que o uso que fazem deles seja restrito e repetitivo.

Muitos autistas se apegam a uma rotina por vários motivos.
Em geral, é pela previsibilidade que ela traz. Uma rotina não traz surpresas e tornam a compreensão da vida mais fácil para autistas. Por isso, uma das coisas que muitos pais e mães relatam como é complicado a mudança de casa.