O que acontece se eu tirar 1000 na redação do Enem?

Perguntado por: agil . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.2 / 5 4 votos

Conclusão. Tirar nota 1000 na redação do Enem pode ser um grande diferencial para a sua vida acadêmica e profissional. Para alcançar essa pontuação, é necessário atender a todas as competências avaliadas na redação e ter um bom repertório sociocultural.

A estudante Maria Victória Miquelito Parizani, de 21 anos, também tirou 1000 na redação do Enem 2022 e compartilha da mesma opinião de Juliana. Para ela, é válido fazer a redação à caneta, uma vez que no dia da prova será assim.

Quer saber quantas pessoas tiraram nota 1000 na redação do Enem 2022? Foram 19 os felizardos, que conseguiram a difícil tarefa de obter a nota máxima no exame.

Costuma-se acreditar que a escala do Exame vai de 0 a 1000 e que, se o aluno acerta tudo, tira 1000; se erra tudo, tira zero. Mas não funciona dessa forma. Isso ocorre porque o Enem não utiliza o percentual de acerto ou a teoria clássica, e sim a TRI (Teoria de Resposta ao Item) para a correção das provas objetivas.

Algumas faculdades exigem uma nota mínima nas provas objetivas e na redação, mas essa não é a regra geral. Para alguns cursos, basta não ter zerado nas provas do Enem. Há faculdades que oferecem, inclusive, bolsas de estudo com até 80% de desconto das mensalidades.

E, agora, em 2023, não foi diferente! O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizou um levantamento que contabilizou 19 candidatos que alcançaram a nota 1000 na redação do Enem 2022 até o momento. Dos 19 nota máxima, 11 estudantes são nordestinos.

Essa estratégia (mais do que arriscada) rendeu à jovem a nota máxima (1.000 pontos) na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

André Araújo. Estudante de Medicina da UFRJ e ex-aluno do Aprova Total. Conquistou a maior nota (862,68 pontos, média simples) do Brasil no Enem 2021, atingindo 169 acertos dentre as 180 questões, além de alcançando a nota 1000 em sua redação. Estudante de Medicina da UFRJ e ex-aluno do Aprova Total.

Para alcançar o resultado, aluna tem uma rotina de estudos e também uma estratégia para desenvolver o texto. A estudante Maria Eduarda da Silva, de 18 anos, tirou 980 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino médio (Enem) e comemorou o resultado.

Médias das notas
A nota máxima alcançada foi de 826,1 e a nota mais baixa, 295,2.

Essa é a terceira vez que atinge um ótimo resultado na redação. Em 2020, Francisco tirou 960 e, em 2021, obteve 900. Ele disse sempre acreditou que a educação é a principal alternativa para melhorar de vida. O jovem foi estudante da rede estadual de ensino durante toda a sua vida.

Sem dúvida alguma, a competência 3 é a mais difícil, uma vez que exige várias habilidades do candidato, que vai ter que selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos, em defesa de um ponto de vista.

Na lista de quais palavras não usar na redação Enem, estão aquelas que radicalizam ou generalizam algo. Isso porque sempre existe uma exceção, seja qual for a ideia que você esteja discutindo no seu texto. Desse modo, evite usar palavras como: “todos”; “ninguém”, “impossível”; “jamais”; “sempre”; etc.

Quem tira uma boa nota no Exame tem chances de entrar em uma universidade sem precisar fazer o vestibular, conseguir bolsas de estudo e até financiar uma faculdade privada. Assim que o resultado do Enem é divulgado, vários processos seletivos abrem inscrição.

Sendo assim, você não corre o risco de perder pontos se não incluir título. De qualquer forma, leia com atenção a cartilha do Enem e as instruções no dia da prova, porque isso pode mudar de repente. Mas para uma redação mais caprichada, um título ajuda.

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.