Qual nome colocar no e-mail profissional?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.8 / 5 11 votos

Um endereço de e-mail profissional ideal deve incluir o nome do colaborador ou o setor no qual ele trabalha e o domínio da empresa (@suaempresa.com.br). Encaminhar um e-mail pelo domínio corporativo demonstra que a marca é confiável e está estabelecida no mercado.

O nome de um e-mail profissional deve ser curto e simples, a fim de que seja fácil de se lembrar e escrever. Dê preferência à combinação clássica de nome + sobrenome, afinal, ela evitará que uma mesma pessoa tenha e-mail duplicados, criando um problema com o número de contas usadas no pacote contratado.

Saiba como escrever um bom e-mail corporativo

  1. Seja específico ao escolher o assunto.
  2. Escolha a saudação mais adequada.
  3. Mantenha a sua mensagem objetiva.
  4. Comunique-se de forma clara.
  5. Tenha cuidado com os documentos anexos.
  6. Encerre com uma assinatura.
  7. Nunca envie antes de revisar.

Como alterar o seu nome

  1. No computador, abra o Gmail.
  2. Na parte superior direita, clique em Definições. ...
  3. Clique no separador Contas e importação ou Contas.
  4. Em "Enviar correio como", clique em Editar informações.
  5. Introduza o nome que pretende mostrar quando envia mensagens.
  6. Na parte inferior, clique em Guardar alterações.

Aqui vão 7 boas práticas que te ajudar!

  1. Preencha o cabeçalho do seu email estrategicamente. ...
  2. Use uma linguagem formal e condizente com o assunto. ...
  3. Seja objetivo. ...
  4. Organize suas ideias e a estrutura antes de escrever email. ...
  5. “Arrase” nos gatilhos mentais. ...
  6. Atenção aos erros de escrita. ...
  7. Utilize uma assinatura bem estruturada.

Gmail

De acordo com o Statista, o Gmail é o cliente de e-mail mais popular no mundo de hoje, com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos globalmente.

O email profissional proporciona mais credibilidade para o seu endereço eletrônico, tanto para quem entra em contato com você, como para quem recebe suas mensagens. Geralmente, o email profissional mostra que a sua empresa é comprometida com a qualidade da comunicação com o cliente.

Como criar um e-mail empresarial

  1. Registre um domínio. Como mencionamos anteriormente, o endereço do seu e-mail é composto pelo domínio. ...
  2. Escolha um provedor de e-mail. Depois de registrar o seu domínio, você deve escolher qual será o seu provedor. ...
  3. Configure o seu e-mail.

Assine com seu nome completo
Essa regra pode ser flexibilizada em algumas situações. Por exemplo, em uma conversa rápida entre colegas de trabalho ou após muitas trocas de e-mail sobre o mesmo assunto. Mas a regra geral é que você deve utilizar seu nome completo sempre.

No Outlook, escolha Arquivo > Configurações de Conta > Configurações de Conta. Selecione a conta de email que deseja alterar e clique em Alterar. Você pode alterar seu nome na tela Configurações conta. Para alterar o nome exibido quando você envia emails, atualize o campo Seu nome.

É possível mudar seu nome quantas vezes você quiser.

  1. No smartphone ou tablet Android, abra o app Config. do dispositivo.
  2. Toque em Google. Gerenciar sua Conta do Google.
  3. Na parte superior da tela, toque em Informações pessoais.
  4. Em "Informações básicas", toque em Nome Editar. . ...
  5. Digite seu nome e toque em Concluído.

Usuário. O usuário é a sua identificação para acessar uma conta. Com um único nome de Usuário cadastrado, você pode acessar todas as suas contas, solução ideal para quem tem mais de uma, como, por exemplo, contas conjuntas ou empresariais.

ProtonMail
ProtonMail é o mais conhecido provedor de e-mail seguro. É código aberto, baseado na Suíça, e fornece criptografia assimétrica de ponta a ponta. Você pode usar o ProtonMail gratuitamente se você estiver enviando menos de 150 mensagens por dia e não precisar de muito armazenamento.