O que acontece se eu fizer um TED errado?

Perguntado por: dperes . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Você fez um TED ou DOC e suspeita que errou alguma informação? Entre em contato com o banco quanto antes. Em casos nos quais não é possível encontrar a conta de destino, é comum o banco estornar o valor completo para a conta de origem.

Um Pix, assim com um TED efetivado (se feito dentro do horário comercial) não pode ser cancelado. Uma vez que o valor está na conta do favorecido (a pessoa que recebeu o dinheiro) não há como recuperá-lo, a menos que entre em contato com essa pessoa para solicitar a devolução.

Se os dados da conta estiverem errados ou se tiver algum problema com a conta de destino, a sua TED será cancelada automaticamente. Mas se os dados estiverem corretos, não é possível fazer o cancelamento, já que nossas transferências entram em andamento bem rápido.

O estorno de TED por divergência nos dados é feito em poucas horas após a transferência. O estorno de DOC por divergência nos dados pode demorar até 2 dias úteis.

Estorno: Quando o sistema detecta informação divergente ou duplicada ao tentar realizar a TED e realiza o estorno. Isso significa que a transferência não chegou a ser enviada para outra instituição. Caso sua TED seja estornada, a nomenclatura no seu extrato será: EST TED ENVIADA.

Geralmente, assim que identifica o erro e visualiza que os dados informados não pertencem a uma conta válida, o banco solicita um prazo de até 5 dias úteis para realizar o estorno. Em poucos casos, a transferência pode ser direcionada para uma outra conta bancária existente e, por isso, o estorno não é feito.

  1. Primeiro comunique o banco no qual a transferência foi feita.
  2. Depois comunique o banco que recebeu a transferência.
  3. Registre um boletim de ocorrência.
  4. Caso o valor não seja devolvido procure um advogado e/ou a defensoria pública (caso não possa pagar por um advogado)
  5. Guarde todas as provas da transação.

Outra maneira de descobrir se a transferência foi efetivada é perguntando para o destinatário dos recursos se o valor já consta na conta.

A Transferência Eletrônica Disponível (TED) foi criada pelo Banco Central em 2002. Antes havia limite mínimo de transferência, mas desde janeiro de 2016 o cliente pode enviar qualquer valor.

As transferências acontecem até 17H em dias úteis. TEDs realizadas após esse horário e em fins de semana e feriados, são agendados automaticamente para o próximo dia útil. Caso não haja saldo em conta no momento do processamento, novas tentativas serão feitas ao longo do dia.

Informar modalidade de conta errada – poupança ou corrente – pode fazer com que a transferência volte para a conta do destinatário; a tarifa de envio não é devolvida pois o banco considera que houve tentativa de envio.

Mantida condenação de homem que sacou dinheiro depositado por engano em sua conta corrente. Quem se apropria de bem alheio aproveitando-se de erro na transferência bancária de valores, pratica delito tipificado no Código Penal, sendo impositiva a condenação nos casos de comprovação do delito.

Basicamente, podemos dizer que o TED é automático e cai na hora desde que este tenha feito até às 17hs de um dia útil. Após às 17hs e em dias não úteis como sábados, domingos e feriados, não é possível fazer a transferência, sendo que esta precisa ser agendada para o próximo dia útil, quando será compensada.

Quanto custa fazer TED? Em média, as instituições financeiras cobram de R$ 2,00 a R$ 20,00 por cada TED, mas o valor pode chegar a R$ 90,00. A taxa cobrada pode variar caso a transferência seja feita na agência, por app, telefone ou internet banking.

Já com a TED (Transferência Eletrônica Disponível), é possível transferir qualquer valor para outro banco no mesmo dia. O dinheiro fica disponível na conta do recebedor em poucos minutos, atendendo bem às necessidades de quem precisa realizar transferências bancárias rápidas.

Para descobrir quem transferiu o dinheiro para sua conta, consulte seu extrato nos diversos canais de atendimento. Cada banco ou canal de atendimento como internet, aplicativo, auto atendimento ou extrato impresso podem trazer informações diferentes em relação ao TED ou DOC recebido.